TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências Pedagógicas

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS ...........................................................4

2.1.1 Tendência Pedagógica Liberal Tradicional ........................................................4

2.1.1.1 Tendência Pedagógica Renovada Progressivista...........................................4

2.1.1.1.1 Tendência Liberal Renovada Não-diretiva....................................................5

2.1.1.1.1.1 Tendência Liberal Tecnicista .....................................................................5

2.2 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS ............................................5

2.2.2 Tendência Progressista Libertadora ...................................................................6

2.2.2.2 Tendência Progressista Libertária....................................................................6

2.2.2.2.2 Tendência Progressista Crítico Social dos conteúdos..................................6

CONCLUSÃO..............................................................................................................7

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Tendências pedagógicas estão relacionadas a condução do saber, o conhecimento de tais tendências proporcionam ao professor uma reflexão continua sobre seus métodos didáticos e a forma como conduzir seu trabalho pedagógico. Dentro de uma escola é necessário flexibilidade em relação a escolha de desses dois grupos de tendências que eu irão contribuir para a evolução do processo de ensino-aprendizagem.

        Atualmente, a classificação mais cobrada em concursos públicos é a de José Carlos Libâneo que classificou as tendências em: Liberais e Progressistas. As Tendências Liberais de característica não crítica ficaram divididas em Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não-diretiva e Tecnicista. As Tendências Progressistas apresentam caráter crítico, sendo divididas em Libertadora, Libertária e Crítico Social dos Conteúdos.    


  1. DESENVOLVIMENTO

 As tendências pedagógicas auxiliam o desenvolvimento de um trabalho docente consciente. Autores como Paulo Freire, Gadotti, Libâneo, Luckesi e Saviani, contribuíram para a ocorrência de um avanço nos métodos e práticas pedagógicas. São divididas por José Carlos Libâneo em liberais e progressistas:

  1. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

Conforme Libâneo, a escola formaria indivíduos capazes de exercerem papéis sociais, através de suas aptidões particulares. Voltada à manutenção e controle social, desconsiderava a existência de desigualdade de condições. Existem quatro tendências pedagógicas liberais:

  1. Tendência Pedagógica Liberal Tradicional

Os indivíduos alcançariam seu lugar na sociedade perante seu desenvolvimento intelectual, dessa forma a escola assumiria a responsabilidade pela estruturação moral e intelectual dos alunos, de maneira desvinculada de sua realidade. O professor é detentor de todo o conhecimento, que o repassa aos alunos como verdades absolutas, não dando lugar a uma aprendizagem crítica. Os conteúdos são memorizados, com predominância de exposição oral e exercícios repetitivos. Há inexistência de trabalho em grupo e os alunos são dependentes do professor. Assim, o aluno se torna passivo, receptor de conteúdo e reproduz de forma automática. A avaliação verifica o quanto de conhecimento ficou retido no aluno, deixando em evidência quem é o mais inteligente e punindo os considerados “menos inteligentes”.

  1. Tendência Liberal Renovada Progressivista

        Também conhecida como Escola Nova ou Escolanovista, a escola tem o papel de fazer com que o aluno aprenda e construa seu próprio conhecimento: “aprender a aprender”. O professor cria situações desafiadoras para a aprendizagem. Com base nos conhecimentos que já possui, o aluno estabelece relações com novos conhecimentos, encontrando-se ativo mentalmente. Os conteúdos são determinados em torno das experiências vivenciadas pelos alunos perante desafios cognitivos e situações-problema. Avaliar nesse contexto seria identificar empecilhos a serem superados, o professor tem uma melhor visão dos resultados, pois faz, ao longo do processo de aprendizagem, as intervenções necessárias.

2.1.1.1.1 Tendência Liberal Renovada Não-diretiva

         Esse tipo de pedagogia é caracterizado pela autodescoberta, autoavaliação, realização pessoal e autonomia do aluno em aprender, no qual o mesmo se encontra no centro do processo de aprendizagem. A preocupação com problemas sociais e pedagógicos são deixadas em segundo plano, tendo ênfase nos problemas psicológicos. O professor, especialista em relações humanas, intervém o mínimo possível na aprendizagem do aluno, já que sua intervenção ameaça e inibe o educando.  Acredita-se que as pessoas são aquilo que tem capacidade de ser, assim se o aluno não aprende, não tem capacidade para isso.

2.1.1.1.1.1 Tendência Liberal Tecnicista

        Este tipo de pedagogia surgiu inicialmente nos Estados Unidos, sendo efetivada no Brasil por volta da década de 1970, durante o Regime Militar. Tendo como ordem econômica vigente o Capitalismo tinha objetivo produzir indivíduos capacitados ao mercado de trabalho, sendo os conteúdos voltados para o interesse do mesmo. Cabe a educação a descoberta de novos conhecimentos. A escola seria responsável por repassá-los e obter controle sobre os comportamentos desejados. O professor coordena a transmissão da matéria, o aluno memoriza de forma mecânica e por meio de repetições. Resposta certa é a transcrita dos livros didáticos. A avaliação tem finalidade de medir o rendimento dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com