TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências Pedagógicas

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TENDÊNCIAS LIBERAIS 4

2.1.1 Tendência Liberal Tradicional 4

2.1.2 Tendência Liberal Renovada Progressista 4

2.1.3 Tendência Liberal Não-diretiva 4

2.1.4 Tendência Liberal Tecnicista...............................................................................5

2.2 TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS 5

2.2.1 Tendência Progressista Libertadora 5

2.2.2 Tendência Progressista Libertária 6

2.2.3Tendência progressista Crítico Social dos conteúdos 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste Portfólio é verificar os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira, seguindo a teoria de José Carlos Libâneo, que as classifica em dois grupos: “liberais” e “progressistas”.

Foram expostas as principais ideias de cada grupo, seguindo esta ordem: no primeiro grupo a tendência “tradicional”, a “renovada progressista”, a “renovada não-diretiva” e a “tecnicista”. No segundo, a tendência “libertadora”, a “libertária” e a “crítico-social dos conteúdos”.

Por último relatou-se na conclusão o que foi possível compreender sobre o estudo hora apresentado, bem como sua utilização na prática educativa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TENDÊNCIAS LIBERAIS

2.1.1 Tendência Liberal Tradicional

Predomina a autoridade do professor que é o detentor e transmissor do conteúdo predefinido. Não existe a preocupação em contribuir para formação das capacidades mentais, o aluno apenas é um ouvinte, reprodutor de informações e realizador de tarefas com grande ênfase na memorização.

A avaliação verifica se o aluno reteve o conhecimento passado pelo professor, atribuindo uma nota, e não uma oportunidade de reelaborar o conhecimento. O aluno é testado no momento da prova e não importa o seu desempenho no processo de aprendizagem ao longo das aulas.

2.1.2 Tendência Liberal Renovada Progressista

A Escolanovista contrapõe o que era considerado “tradicional”. Passou a privilegiar a produção do novo conhecimento, onde o mais importante é o processo de aquisição do saber.

O professor assume o papel de estimulador, orientador e organizador das situações de aprendizagem. Dentro deste contexto o aspecto afetivo começa a ser considerado, bem como reconhece as diferenças individuais existentes em uma classe escolar. O processo avaliativo procura diagnosticar as dificuldades e assim orientar a elaboração de novas situações desequilibrantes, estimulando o aluno a buscar o conhecimento.

2.1.3 Tendência Renovada Não-diretiva

Baseia-se na busca do conhecimento pelos próprios alunos, onde o professor é apenas um facilitador, que deve construir uma relação pessoal e autêntica de respeito com o aluno. Aqui as questões psicológicas são mais relevantes que as pedagógicas.

Difundida por Carl Rogers, que acreditava que para o indivíduo construir o conhecimento era indispensável a afetividade, a motivação e a liberdade. O principal foco está na mudança interna do indivíduo, que deve aprender e modificar suas próprias percepções da realidade.

2.1.4 Tendência Liberal Tecnicista

O interesse principal na Tendência Tecnicista é produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, empregando controle comportamental nos alunos. O conteúdo é transmitido de acordo com o que está sistematizado nos manuais e nos livros didáticos, em uma sequência lógica e técnica, através de repetição de exercícios sem espaço para atividades que a criatividade é valorizada.

Esta tendência foi introduzida no Brasil na década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional ao regime militar. Nos tempos atuais ainda temos o tecnicismo em escolas onde é cursado o ensino médio em concomitância ao ensino técnico.

2.2 TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS

2.2.1 Tendência Progressista Libertadora

Também conhecida como Pedagogia de Paulo Freire, destaca que o centro do processo de ensino e aprendizagem é o aluno como sujeito, levando em conta os conhecimentos que adquiriu durante sua vida e em torno do seu cotidiano.

Segundo Libâneo (1994), esta pedagogia não tem uma sistematização explícita para a didática. Há, no entanto, uma didática implícita na orientação do trabalho na escola, sendo que a realidade social é o centro do processo de ensino e o educador um coordenador das atividades a serem desenvolvidas de forma conjunta com os alunos.

O método de ensino é fundamentalmente dialógico, desprezando-se programas previamente estruturados, assim como qualquer tipo de verificação direta da aprendizagem, formas consideradas domesticadoras do processo ensino-aprendizagem. Neste contexto a avaliação está voltada para o desenvolvimento do grupo.

2.2.2 Tendência Progressista Libertária

Procura ser uma forma de resistência contra a burocracia e o domínio do Estado que controla os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com