TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências pedagógicas

Por:   •  4/5/2015  •  Dissertação  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

        CINTIA ANACLETO – 1158560

ATIVIDADE DA QUARTA SEMANA

Claretiano Centro Universitário

Lic. Pedagogia

Concepções e Tendências Pedagógicas Contemporâneas

Alessandra Correa Farago

Polo Claretiano de Belo Horizonte

02/03/2015

O educador no exercício de sua profissão poderá ser considerado e se colocar como um professor técnico ou um professor intelectual crítico.

         Pode se definir como professor técnico aquele profissional que se limita a lecionar conforme a orientação de outros, seguindo assim um padrão pré-estabelecido. O professor técnico nada mais é do que o executor de programas pedagógicos. Vale considerar que há benefício em um cenário escolar onde prevalece o perfil do professor técnico, pois neste é mais fácil garantir conhecimento padronizado dos alunos, uma vez que todos os professores envolvidos (professor técnico) serão meros executores de exercícios e matérias contidas em apostilas, livros, etc.

        Diferente do professor técnico, o professor intelectual crítico de acordo com Farago e Utsumi (2005, apud FARAGO, 2015, p. 92), “deve desempenhar um papel ativo na formação tanto dos propósitos e objetivos do seu trabalho, como dos meios para atingi-los, isto é, o reconhecimento de que o ensino precisa voltar para as mãos do professor”.

        Para desempenhar com êxito um papel ativo na formação, o professor intelectual crítico deve buscar aperfeiçoar seus conhecimentos e escolher uma vertente a seguir, levando em conta além dos objetivos que deseja alcançar, a expectativa dos alunos com o qual se vai trabalhar bem como o da comunidade escolar como um todo. (FARAGO, 2015)

        Resumindo o professor técnico é aquele que se limita a repassar matérias previamente selecionadas por outros e o professor intelectual crítico é aquele que tem condições de desempenhar o papel para o qual ele se preparou durante sua formação profissional, é aquele que tem o privilégio de expor suas opiniões e participar ativamente do preparo e estruturação do currículo, podendo também com base teórica escolher a melhor forma de executar o mesmo.

        Para meu futuro profissional, prefiro ser uma professora intelectual crítica, porque de certa forma o professor técnico está em uma zona de conforto onde se limita a simplesmente executar tarefas, enquanto o professor intelectual crítico, busca aperfeiçoar seus conhecimentos, se manter atualizado e sem dúvidas poderá contribuir de forma positiva para formação dos alunos.

                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com