TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Escola Dualista

Por:   •  20/10/2016  •  Bibliografia  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  6.692 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria da escola dualista

A pedagogia dualista foi um processo de capacitação dupla diferenciada que não se separam, sendo uma (Burguesia) com o objetivo de preparar futuros intelectuais consumindo de sua própria cultura e inculcação da ideologia, sendo outra (Proletários) com o objetivo de preparar para produção, inculcando práticas ideológicas precárias e disfarçadas para melhor se adaptar à cultura dominante.

A escola dualista é dividida por duas grandes redes, sendo elas duas classes fundamentais: a burguesia e o proletário. As quais as mesmas são correspondentes à sociedade capitalista.

Para Saviani (teorias crítico-reprodutivistas) entende a educação como instrumento de discriminação social e, portanto, ela própria fator de marginalização. Essencialmente marcada pela divisão entre grupos e classes antagônicas (é fundamentalmente política). O grupo ou classe que detém a maior força é dominante por se apropriar dos resultados da produção social e produz necessariamente marginalização. Nesta perspectiva, a função básica da educação é a reprodução da sociedade. (p.3-4)

A maior responsabilidade da escola é a criação da ideologia feita pela burguesia, de um modo disfarçado para os proletários impedindo o desenvolvimento dos mesmos para uma luta revolucionária. Assim, a escola qualifica o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual.

A prática cotidiana escolar está bem distante de haver uma equalização social, ocorre um reforço na marginalização.

As práticas pedagógicas eram diferentemente ministradas paras distintas redes, os filhos da burguesia recebiam o ensino de rede secundária superior (SS), que os preparavam para o ensino superior preservando a abstração, formando os futuros representantes dessa ideologia, consumindo sua própria cultura. Já os filhos da rede dos proletariados recebiam o ensino de Rede Primária profissional (PP), havendo repetições para maior concretização dos conteúdos de uma forma degradada, ocorrendo também a adaptação da cultura dominante.

Vejamos o parágrafo abaixo do livro “ Escola e Democracia – Dermeval Saviani - 5 Coleção Polêmicas do nosso tempo.“ :

2 / 2

"A contradição principal existe brutalmente fora da escola sob a forma de uma luta que opõe a burguesia ao proletariado: ela se trava nas relações de produção, que são relações de exploração. Como aparelho ideológico de Estado, a escola é um instrumento da luta de classes ideológica do Estado burguês, onde o Estado burguês persegue objetivos exteriores à escola (ela não é senão um instrumento destinado a esses fins). A luta ideológica conduzida pelo Estado burguês na escola visa à ideologia proletária que existe fora da escola nas massas operárias e suas organizações. A ideologia proletária não está presente em pessoa na escola, mas apenas sob a forma de alguns de seus efeitos que se apresentam como resistências: entretanto, inclusive por meio dessas resistências, é ela própria que é visada no horizonte pelas práticas de inculcação ideológica burguesa e pequeno-burguesa." 27

Com o desenvolvimento da sociedade industrial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com