TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de filosofia

Por:   •  7/5/2016  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

A história de todos nós- povos indígenas

Através da EAD, na matéria de diversidade e multiculturalismo foi solicitado pela professora Dilma Corrêa uma pesquisa sobre o povo indígena, como tudo começou, quem eram eles quando os portugueses aqui chegaram, como se estabeleceu a relação entre homens brancos e os “indóceis”, como era a nação indígena, e após a colonização o que aconteceu com este povo, a professora mencionou algumas indicações de leitura, site: 

- IBGE

- www.historiadobrasil/indígenas etc. 

Livros: 

A questão indígena - Coordenadores: Daniel Fraggiano e Valéria Ferioli Lagrasta Luchiari. Brasília: Gazeta Jurídica, 2013 

Graça Graúna. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza editores, 2013.

Minha pesquisa foi baseada no site o qual ela indicou. Achei muito interessante a metodologia que o censo demográfico 2010 utilizou para a captação da população indígena, isto, é para aquelas pessoas que não se declaram indígenas no quesito raça e cor, o quesito introduzido foi ‘’ você se considera indígena’’, de acordo com seus costumes tradições, cultura, antepassado etc. Através desta metodologia a quantidade é levada em consideração, ficando impossível de comparar com os censos anteriores.

É fundamental mencionar que cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes, viviam de caças, pesca e agricultura. Os rios, arvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios, por isso os índios respeitavam muito a natureza.

A chegada dos portugueses foi extremamente prejudicial para os índios brasileiros, eles foram forçados a abandonarem sua cultura, pois os portugueses por serem muito religiosos não aceitavam, achavam errado. Alguns índios foram enganados, explorados, escravizados e em muitos casos massacrados pelos portugueses, eles estavam em total desvantagem, pois não tinham armas de fogo como os portugueses.

Muitos povos indígenas tem se mantido graças a criação, nos últimos anos, de reservas indígenas.

Coincidentemente na matéria de história da educação a professora Marinez Lopes, relatou sobre a chegada dos portugueses no Brasil e como afetou o povo indígena.

Avaliar as informações das duas disciplina foi extraordinário.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com