TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de filosofia da educação

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Filosofia da Educação

Universidade Estácio de sá

Curso: Pedagogia

Disciplina: Filosofia da educação

Professor(a): Joana

Aluno (A): Aline Glória Fernandes Oliveira

Data: 20/05/2019

1º Etapa: Entrevista com a Professora Dayanne Aparecida, Professora e Pedagoga.

  1. O que é ensinar? É uma forma de transmissão de conhecimentos, eu passo tudo o que eu aprendi não só na faculdade, como na vida para instruir a criança os ensinamentos para a vida toda.
  2. Como você escolhe os seus procedimentos de ensino? Eu sempre programo as minhas aulas, como são crianças muito pequenas, ensino elas com jogos e dinâmicas, fazendo que elas aprendam brincando assim fica mais fácil de gravar e estudar o conteúdo.
  3. Você se baseia em algum teórico? Qual? E como? Sim, gosto muito de basear em uma das teorias entre varias do “Comênio”, ele defendia muito o trabalho da escola em parceria com as famílias, eu acho isso muito importante, tento passar o máximo de informação dos meus alunos para os pais.
  4. Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha os conflitos? Procuro ser bem dinâmica e coerente com as crianças, coloca elas para ter o máximo de coletividade, imponho respeito e limites, escuto e negocio o que pode e o que não pode, resolvo os conflitos mais inusitados, mais tudo com muito respeito e sabedoria.

Relatório

Nesta entrevista foram muito importantes os pontos abordados, pois pelo o que eu entendi, ela tem uma forma de transmissão e conhecimento apassar para os alunos, para instruir a criança para a vida toda. 

Ela sempre programa a suas aulas, incluindo jogos e dinâmicas o que eu acho muito interessante, pois assim as aulas chamam mais a atenção das crianças fazendo que elas aprendam sem aquela pressão de sala de aula.

A professora Dayanne se baseia em um filosofo chamado Comênio, entre muitas as opiniões sobre a pedagogia, ele afirma que a melhor forma de uma aprendizagem completa é incluir a família na vida escolar do aluno e realmente faz muito sentido.

E por fim ela procura ser bem dinâmica, com respeito tentando resolver todos os conflitos e problemas que possa aparecer.

Foi muito interessante entender mais o dia a dia de uma professora, pois as dificuldades são grandes, mais foi muito importante saber sobre a filosofia da educação e que temos varias formas e contextos deixados pelos filósofos que nos ajuda e muito para com o aprendizado das crianças, cada um tem sua opinião sobre a pedagogia que contribuem com riqueza de detalhes para um aprendizado completo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com