TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de grupo sobre o RCNEI

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GLÓRIA MARIA RODRIGUES OLIVEIRA

CÉLIA APARECIDA DOS REIS

RODRIGO FARIA DA CRUZ

PRISCILA ISABEL GONÇALVES VIEIRA

RITA DE CÁSSIA FREITAS MIRANDA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

CARATINGA-MG

2015-

INTRODUÇÃO

Esse trabalho acadêmico realizado no ambiente de aprendizagem (AVA), denominado trabalho de grupo tem como objetivo aprofundar nossos conhecimentos em relação ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, pois corresponde a um trabalho que envolve a participação, sendo significativo para a construção da aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

A execução desse trabalho se deu primeiramente pela leitura das páginas 43 a 58 do volume 1 do livro Referencial curricular Nacional para a educação infantil RCNEI.

Este volume 1 do RCNEI trata-se de um documento introdutório,que apresenta uma reflexão acerca das creches e pré-escolas no Brasil,situando e fundamentando concepções de criança,de educação,de instituição e do profissional,que foram utilizadas para definir os objetivos gerais da Educação Infantil A participação do grupo foi feita com postagens referente ao assunto estudado sendo abordado o que o grupo destacou como importante e produção de esquemas seguindo a organização dos tópicos.

O segundo momento do trabalho foi feita uma abordagem de situações concretas vivenciadas no dia a dia de uma sala de aula; situações essas que irão exemplificar o tópico 3 Orientações Didáticas.

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO

Para se organizar o tempo na educação infantil é imprescindível se uma rotina para que educadores e educandos sintam se seguros com relação ás atividades desenvolvidas no contexto educacional. A rotina apresenta o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina contempla: Atividades Permanentes, Seqüência de Atividades e Projetos de trabalho.

Atividades permanentes; hora de chegada que é a acolhida, hora do café, banho, repouso, lanche, higienização como lavar as mãos e escovar os dentes, jantar e despedida.

Seqüência de Atividades; São atividades direcionadas com o objetivo de promover a aprendizagem. Essas atividades são planejadas de acordo o os eixos de trabalho e a faixa etária dos alunos. Ex: contação de histórias, atividades, atividades como colagem, pintura e atividades motoras no espaço interno e externo.

 Projetos de Trabalho; O trabalho com projetos educativos faz com que um tema escolhido seja trabalhado de forma conjunta e com mais possibilidades de aprendizado. Um dos projetos mais trabalhados na educação infantil é o Projeto Identidade e autonomia; que leva o aluno a identificar se   e reconhecer aspectos do seu próprio corpo

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SELEÇÃO DOS MATERIAIS

A organização dos espaços e dos materiais se constitui em um instrumento fundamental para a prática educativa com crianças pequenas.

O espaço compreende a sala de aula que é amplo com mesas e cadeiras próprio para as crianças, os brinquedos são dispostos em uma prateleira sendo acessível ás crianças. A rotina é ilustrada para maior compreensão dos pequenos. Os cartazes de tempo, de chamada como o de ajudante do dia são colocados na altura das crianças, pois os mesmos são feitos para as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com