TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em Grupo

Por:   •  21/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Sequência didática 5

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Na imagem a professora corta os pensamentos dos seus alunos para que eles assumam a mesma forma que os seu, como único pensamento manipulados e corrompidos por uma professora que impõe seu pensamento através da manipulação, como se fosse seres vazios esperando serem preenchidos.

O objetivo do professor é ajudar os alunos na construção da sua identidade do seu caminho pessoal e profissional em uma sociedade em constante transformação.

O professor precisa fazer o papel de mediador entre os alunos para que eles aprendam a conviver entre seus semelhantes. Não é uma tarefa fácil para o educador, é preciso criar laços de carinho e respeito com os alunos e proporciona-los a construção do processo de ensino e aprendizagem.

O ato de ensinar e aprender é de pura criatividade, e é com diálogos e trocas que o educador contagia seus alunos e é contagiado, aprendendo novos padrões e percepções, e uma aproximação por meio de afetividade.

Nesse processo de ensinar e aprender tanto aluno e o professor estão em constante processo de transformação, aprendendo sobre e com os seus alunos, desse modo o professor reavalia o método e começa a ensinar e estimular seus alunos a serem pensadores e não só mentes repetidores de informação.

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo aberto a indagações, a curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho- a de ensinar e não de transferis conhecimentos. (FREEIRE, 1996, p. 21).

2.1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Aula 1

Tema: Prática de Leitura Texto narrativo ”como se fosse dinheiro” (Ruth Rocha)

Objetivo: Participar das interações cotidianas em sala de aula, desenvolver atitude e disposições favoráveis a leitura, desenvolver capacidade necessária a leitura com fluência e compreensão, levantar e confirmar hipótese relativa ao conteúdo que está sendo lido, reconhecer que no texto existem fatos que podem ser relacionados com a vida real, interagir em situações que envolvam a oralidade individual e coletiva, analise linguística, sistema de escrita e alfabética.

Recursos: Cadernos, lápis, borracha, tesoura, folhas, lousa e giz.

Motivação: Jogo de forca.

Tempo estimado: 04 horas.

Desenvolvimento:

Entregar o texto xerografado para cada aluno fazer a leitura, e com os alunos fazer a leitura de diversas maneiras coletiva e individual, reconhecer o gênero, identificar o autor, qual é o título do livro, registrar o que intendeu da história, quem são os personagens da história, escrever uma característica para os personagens, contar oralmente o final da história, reescrever a história mudando o final, ilustrar o início da história. Identificar os sinais de pontuações, criar frases orais e escrita, encontrar no texto palavras com “ss” e “rr” e separar em silabas, bata palma para cada silaba e depois anote quantas silabas tem cada palavra. Jogo da forca, os alunos responderão oralmente as perguntas feita pela professora em relação ao texto “como se fosse dinheiro”, resposta certa corta a partes do corpo da boneca da professora, resposta errada corta a partes do corpo dos alunos.

Avaliação: Através da leitura do texto e atividades registradas no caderno, oralidade e dinâmica.

Aula 2

Tema: Prática da leitura Texto narrativo “Elefantes” (Marcelo Coelho).

Objetivo: Reconhecer diferentes finalidades e escritas, propiciar aos alunos a descobertas social, observar o uso da linguagem e leitura, desenvolver capacidade necessária de compreensão, aplicação de conhecimentos gramáticos, relacionar o texto com a vida real,

Recursos: Lápis, borracha, barbante, prendedores de roupa, folhas, lápis de cor e livros.

Motivação: Construir um varal de leitura com vários gêneros literários produzidos pelos alunos que serão expostas fora da sala.

Tempo estimado: 04 horas

Desenvolvimento: Entregar o texto xerografado para cada aluno fazer Leitura do texto individual, reconhecer o gênero, identificar o autor, identificar se o narrador participa da história, qual é o título do texto, responder oralmente se já passou por situações parecidas com o texto, o que muda na frase quando o autor usa ponto de interrogação e não o ponto final, retirar do texto palavras no plural, separar em silabas, retirar do texto palavras monossílabas. Reproduzir textos e fazer exposição na ambiente escola.

Avaliação: Através da roda de conversa e da apropriação das palavras retiradas do texto e a interação com a oralidade e escrita da atividade realizada.

Aula 03

Tema: Prática da leitura texto “ O gato Xadrez ” (Clara Averbuk)

Objetivo: Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção utilizar a estratégias de leituras para o conhecimento de código linguísticos, e expressivo, identificar a função de alguns sinais de pontuação,

Recursos: Lápis, borracha, cd, caderno e dicionário.

Motivação: Brincadeira com cantiga de roda, música “atirei o pau no gato”.

Tempo estimado:04 horas

Desenvolvimento: Fazer leitura do texto em voz alta, reconhecer personagem principal no texto, qual é o animal que parece no texto, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com