TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Urucânia, 24 de Novembro de 2015.

Estimados colegas da coordenação pedagógica,

Como estão vocês da equipe pedagógica da Escola Municipal Manoel Mayrink Neto? Tudo bem? Viemos através desta, salientar que como somos estudantes do curso de Pedagogia, fizemos muitas pesquisas sobre o assunto e, como futuros educadores, acreditamos que podemos contribuir para melhorar as competências leitoras dos alunos em sua escola depois de observarmos vários projetos de leitura.

O Projeto “Leitura e Escrita” desenvolvido na cidade da nossa colega Maria da Conceição, Rio Casca, trabalhou com os alunos que tinham dificuldades desenvolvendo a criatividade, imaginação, livre expressão e ajudar os alunos a se tornarem leitores e escritores assíduos. Viviane convidou para a Exposição Literária nas Escolas Municipais da cidade de Ouro Branco Minas Gerais com a participação especial dos criadores do Projeto “MALA VIAJANTE” de Rio Casca. Maria das Dores apresentou o projeto do aluno Paulo, em Jequeri, que ao distribuir um livro, um brinquedo e um caderno levou a leitura para dentro da casa de cada aluno. Nossa colega Tatiane foi voluntária na biblioteca pública de Guaraciaba e ficou lendo para as crianças e incentivando-as a ler.

O projeto realizado na E. E. Helder de Aquino, em Urucânia, para os alunos do 2º ano do ensino Fundamental, para alunos de 8 e 9 anos e foi muito interessante. Acredito que muitas escolas poderiam trabalhar este tipo de projeto para criar futuros leitores, com senso crítico e formativo. Trabalhar expressão oral e escrita, valorizar a leitura e sua importância para formação de pessoas.

Percebendo que existe um grande esforço por parte de alguns educadores em desenvolver estratégias que amenizem as dificuldades interpretativas dos alunos a professora Fátima pensou que se a leitura parecer uma experiência interessante e válida, terá papel fundamental na formação integral do ser humano e como criança gosta de se divertir, acontecendo isto enquanto está aprendendo será melhor para elas e para o professor. O projeto tem como proposta valorizar a leitura e a escrita como fonte de prazer, de comunicação e de informação.

Foi feita a leitura de contos de fadas e histórias infantis e através delas criaram situações de fantasia e encantamento, reproduziram as histórias ouvidas com fantoches e dramatizaram continuando a história a partir de um ponto estabelecido pela professora e fizeram um novo final.

Na sala foi feito um cantinho de leitura e distribuído um livro de histórias para cada aluno. Cada um contou a história para os outros colegas numa data estabelecida pela professora através do sorteio e escreveu uma pequena história sobre o livro que leu e montaram um livro com as histórias de cada um chamado de “Contos que gente grande não conhece”.

Para ser feito este projeto foi utilizados os seguintes materiais: livros de contos de fadas e histórias infantis; tapete de histórias; fantoches de diversos tipos; fantasias de acordo com os personagens; lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel e materiais diversos para ornamentação e montagem dos cenários.

O projeto foi trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as matérias para que realmente o objetivo fosse alcançado. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com