TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

UNIUBE

UNIVERSIDADE DE UBERABA

CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA

CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO

NOME DO GRUPO: ESPERANÇA NUM AMANHÃ MELHOR

ALEXANDRE SCHETTINE

APARECIDA OLIVEIRA

KEILA VIANA

MARIA DE LOURDES

MARIA ALICE

POLO CARATINGA

ABRIL DE 2015

A CRIANÇA E O SEU DESENVOLVIMENTO GLOBAL ATRAVÉS DA RELAÇÃO COM O MUNDO E COM A ESCOLA

Estudar o desenvolvimento infantil contribui muito para que como educadores possamos conhecer a criança, suas conquistas psicológicas e sociais como fatores fundamentais para trabalhar com ela.

Para se desenvolver, a criança precisa de espaço que a ajude a processar as suas mudanças internas e externas.Quando a criança nasce, ela é totalmente dependente do adulto, e com o tempo, as vivências, as suas relações com o meio e as diferentes experiências que vivência, ela vai conquistando sua independência. Vai se transformando por fora e por dentro.

Os aspectos que exercem influência no desenvolvimento humano são: o aspecto ambiental e biológico, o interacional, o psicossocial, o sociocultural e psicossexual.

A psicologia do desenvolvimento estuda o processo de transformações psicológicas que acontecem no individuo da concepção ate a morte. Estas transformações se manifestam em mudanças no comportamento, na cognição, na afetividade, na personalidade e nas relações interpessoais. O conjunto dessas transformações caracteriza diferentes niveis de comportamento e da atividade mental do individuo, pois, em cada etapa do seu desenvolvimento, o individuo estabelece diferentes padrões de comportamento e de atividade mental.

A psicologia tem sua origem nos conhecimentos filosóficos e caminhou desde o principio dos tempos junto com outras ciências, inclusive a pedagogia. Foi a partir do seculo XX que ela se constituiu como ciencia independente.

Até o seculo XXVII, a criança era vista como um adulto em miniatura, aprendia os valores, o trabalho e os jogos dos adultos, participava da vida noturna dos adultos e era muitas vezes a atração. A partir do seculo XXVII ate o seculo XX, a criança passa a ser vista como diferente do adulto não apenas fisicamente. Passa a ser considerada  como não preparada para a vida. Os adultos precisam assumir a criança e cuidar da sua educação moral e religiosa. Iniciam-se os estudos cientificos sobre o comportamento da criança em sua especificidade.

O desenvolvimento humano é definido como um conjunto de competências manifestas num determinado momento da vida do individuo, ou seja, as capacidades psicológicas ou mentais demonstradas pelo individuo para a realização de diferentes ações durante toda sua existencia. Esse desenvolvimento se processa de forma continua e ininterrupta.

A especie humana,  passa por diferentes transformações ao longo da existencia, e essas transformações são divididas em fases ou por diferentes estagios como alguns teoricos preferem nominar.

É preciso  considerar tambem as  caracteristicas individuais e o meio social em que esta inserido ,ou seja, todos os fatores que de certa forma afetam o individuo.É necessario compreender o desenvolvimento psicológico a partir das transformações de natureza biológica, comportamentais e das relações sociais estabelecidas pelo individuo.

Aristóteles acreditava que o ser humano nascia com uma predeterminação para o desenvolvimento, era uma ideia inatista. Por muito tempo prevaleceu em nossas escolas, de que alguns alunos tinham o dom para aprender e outros não. Com base nisso, a escola pouco podia contribuir e muitos alunos foram considerados inaptos para frequenta-la, abandonando os estudos e seguindo o caminho do trabalho, muitas vezes na zona rural.

Para John Locke, o homen nasce como uma pagna em branco e que a partir das experiencias vivenciadas não se constituindo a suas aprendizagens, os seus conhecimentos. De um lado, existiam aqueles que acreditavam que o comportamento, indicador do desenvolovimento psicológico do individuo, era inato, predeterminado. E de outro, aqueles estudiosos que acreditavam que fatores sociais e de aprendizagens educacionais eram determinantes na construção do desenvolvimento.

A partir dai surgiu uma terceira ideia. Com isso, passou-se a considerar a importância dos aspectos hereditários, maturacionais e ambientais como fatores que possibilitam a interação do indivíduo com os objetos e, com isso, explicar o  seu comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com