TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual 2º semestre

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objeto de estudo a compreensão das relações entre a educação e a pedagogia, confrontadas com a realidade do que foi observado no ambiente escolar. Para isso fora utilizada pesquisa de campo e entrevista com profissional da área, uma vez que o planejamento escolar e o preparo dos agentes envolvidos na instituição são a chave para alcançar o entendimento sobre o ato de educar.

Sendo assim, esta atividade interdisciplinar se divide primeiramente, na síntese da história da escola que fora visitada, seguida pela reflexão e discussão das relações entre a educação, a sociedade e a cultura, culminando no descobrimento da realidade escolar vigente em nosso município.

2 VISITA À ESCOLA

A primeira parte da atividade interdisciplinar que consiste na investigação do ambiente educativo ocorreu numa manhã de segunda feira. Anteriormente, os membros do grupo já haviam discutido entre si sobre qual unidade escolar deveria ser visitada e a referida escola foi eleita. A decisão se deu por conta do nível de ensino ofertada na instituição: A educação básica. A equipe decidiu focalizar a pesquisa na observação dos espaços escolares e das práticas desenvolvidas neles para inferir se eram adequados ou não à educação infantil.

Desse modo, a análise iniciou-se com a coleta de informações do histórico de criação da unidade escolar, onde pôde ser observado que a Escola Estadual Complexo nº6 foi construída pela Prefeitura Municipal de Planaltina de Goiás, com o apoio do governo do estado de Goiás em 10/03/1984 e, Municipalizada em 1º de fevereiro do ano 2000, recebendo então o nome de Escola Municipal Machado de Assis.

Quanto à estrutura arquitetônica, pôde ser notado que é bem simplista e rústica. A escola possui cinco salas de aula, uma cantina, quatro banheiros: dois para meninos e dois para meninas, direção/secretaria, sala de coordenação/sala dos professores, sala de informática, dois banheiros para funcionários e um pátio arborizado, sendo que todas as dependências da instituição necessitam urgentemente de reformas.

Contudo, além do precário espaço físico da unidade, a prática pedagógica ali realizada é muito bem desenvolvida. Conforme as informações colhidas no Projeto Político Pedagógico, a escola proporciona uma educação de qualidade, de forma que as potencialidades do aluno são valorizadas através de projetos que motivam e permitem maior integração dos conteúdos, propiciando um ambiente favorável ao desenvolvimento do estudante. Para isso, conta com o apoio de profissionais capacitados e dedicados que procuram ter como proposta de educação o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social, ético e estético.

Entre esses projetos desenvolvidos na escola, demos uma atenção especial ao chamado “Mais Educação”, coordenado por Neusa Teixeira, graduada em pedagogia e matemática, com especialização em orientação educacional. Neste projeto as crianças que estudam em determinado período voltam no período seguinte para realizar atividades extracurriculares como, por exemplo, aula de reforço, teatro, dança e esportes, estimulando assim a cooperação, a socialização, o respeito, o trabalho em equipe e diversos outros valores importantíssimos na formação dos estudantes. O outro projeto que nos incitou interesse foi o de cultivação de uma pequena horta plantada e cuidada pelos próprios alunos, orientados pelo monitor Áureo Alves, nele as crianças são instruídas a perceberem as ações do homem no meio ambiente e, consequentemente aprenderem a ter uma postura ecologicamente correta.

Encerrada a fase de análise e iniciada a entrevista com uma funcionária da escola, o grupo pôde ampliar o entendimento acerca do funcionamento do ambiente de ensino, uma vez que fora recebida respostas sobre assuntos que não puderam ser esclarecidos apenas por observação. Desse modo, ficou sabido, segundo a coordenadora Neusa Teixeira Batista que trabalha na escola há dez anos e é licenciada em Pedagogia/Matemática, que a atividade ligada à rotina escolar mais importante é o desenvolvimento de projetos, pois através deles os alunos pesquisam informações, participam ativamente das propostas (com cartazes, ilustrações, preparação de material e etc.), expressam suas opiniões e consequentemente aprendem o tema abordado. E, é para isso que a rotina escolar serve: para oferecer ao educando momentos onde possam desenvolver atividades que aprimorem suas habilidades tanto físicas quanto cognitivas.

Quando perguntada sobre o que gostaria que fosse mudado dentro do espaço escolar, ela respondeu desejar apenas que a escola possua uma melhor infraestrutura para as atividades recreativas, pois os atuais não comportam bem as necessidades dos alunos, impedindo-os muitas vezes de realizar as atividades físicas. Fora isso, não há nenhum problema insolúvel na unidade escolar, principalmente no quesito de interação da família e da comunidade, já que os pais estão sempre presentes no cotidiano dos alunos, participando e buscando melhorias na instituição de ensino. Também não há infortúnios quanto ao bullying -problema tão constante na sociedade atual- pois, a questão é sempre trabalhada com os alunos e raramente ocorrem casos de discriminação entre eles. Desse modo, tanto a direção quanto os docentes e os discentes conseguem lidar bem com as adversidades que surgem ao longo do período letivo sem que o funcionamento da escola seja comprometido.

3 ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA OBSERVADA NO AMBIENTE ESCOLAR

Segundo Severino (In: GADOTTI 2010, p.11), O homem desde o seu surgimento têm a educação como a prática fundamental de sua espécie, distinguindo-se assim do modo de ser e de existir dos demais seres vivos. Desse modo, infere-se que a educação tem a função de desenvolver os potenciais humanos, aprimorando suas habilidades para que seja possível desempenhar as funções necessárias para se adaptar aos contextos sociais, econômicos, políticos e culturais de uma sociedade, destacando-o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com