TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o filme "Escritores da liberdade"

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  2.203 Visualizações

Página 1 de 2

        O filme aborda os problemas de uma professora recém-formada com uma classe tachada como problemática. O desafio começa quando Erin Gruwell assume uma classe de 1º ano de ensino médio, composta por jovens que são discriminados por sua raça e classe social. Esses jovens sentem-se deslocados e desamparados na escola, pois são sempre considerados como problemas e maus exemplos para outros alunos.  Logo no primeiro dia de aula, Erin é recebida por uma sala violenta e rebelde e percebe que terá muito trabalho pela frente. Ela se vê obrigada a mudar todo seu projeto pedagógico para se adaptar a realidade de seus alunos. Pede auxílio à diretora, porém ele é recusado sob o pretexto de que aqueles alunos não são capazes de aprender nada.

        Um dos principais focos do autor são os diferentes métodos educacionais que são necessários para cada tipo de público. No caso de Erin, ela se adequa a realidade de seus jovens para que possa ficar ao mesmo nível deles, atingindo assim a confiança e o respeito de cada um, e mostrando que para ser um bom professor é preciso que se vá além da sala de aula e enxergar e realidade e a vida de cada aluno.

        Um grande exemplo de adequação à realidade deles é o uso do Diário de Anne Frank, onde os jovens se identificam com as batalhas passadas todos os dias por cada um deles. Outro exemplo é a ida de Miep Gies à escola, a senhora que acolheu Anne Frank e sua família em sua casa durante o Holocausto da Segunda Guerra, mostrando que todos podem ser heróis, cada um à sua maneira.

        Erin Gruwell é o tipo de professora que batalha por seus alunos sob qualquer consequência, e que acredita no potencial de cada um sem fazer diferença pela origem ou pela cor da pele. O filme nos dá um exemplo de verdadeira aprendizagem contextualizada com a realidade de cada jovem da sala de aula, e da luta diária que é travada para se conquistar o direito a uma educação digna e de qualidade.

Trabalho sobre o filme “Escritores da Liberdade”

Nome: Giovana Crisci

1º ano de Pedagogia

Professora: Bilu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com