TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos Globais de Desenvolvimento

Por:   •  25/9/2021  •  Resenha  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ESPÍRITO SANTO

IAN FREITAS DE SOUZA

TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO SEGUNDO O DSM- IV

EUNÁPOLIS

2019

FACULDADE ESPÍRITO SANTO

IAN FREITAS DE SOUZA

Pós- Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO SEGUNDO O DSM- IV

EUNÁPOLIS

2019

Transtornos Globais de Desenvolvimento: Uma análise diferenciativa entre Asperger do Transtorno de Rett, Autismo e Transtorno Desistegrativo da Infância segundo o DSM—IV.

Os Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais mútuas e recíprocas. Com base no Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais IV- DSM estes se caracterizam pelos padrões de comunicação  estereotipados e repetitivos, assim como pelo afunilamento nos interesses e atividades.

Os TGD incorporam dessemelhantes transtornos como o Asperger, Autismo, Trasndtorno de Rett e o Desintegrativo. Todos estes afetam as relações sociais e podem apresentar características comuns como evitar o contato visual e aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.

Entretanto é preciso estabelecer e entender que todos esses transtornos apresentam peculiaridades próprias e que por mais que os sintomas tenham características comuns é preciso um estudo diagnostico pra perceber e poder trabalhar com os indivíduos que apresentam alguns TGD destro das suas particularidades. Nesse ínterim, estabeleceremos diferenças entre o Transtorno de Asperger dos demais Transtornos Globais de Desenvolvimento.

A Síndrome de Asperger é um transtorno que afeta a forma pela qual o paciente percebe o mundo e interage com as pessoas, podendo apresentar ansiedade ou depressão. Assim, toda forma de relacionamento pode ser mais difícil para uma pessoa com Asperger. Os Aspergers também podem apresentar altas habilidades, entre elas estão a capacidade de raciocínio e memória muito acima da média.

Em comparação ao Autismo destaca-sea intensidade, profundidade e gravidade dos sintomas que seus pacientes apresentam: eles são muito mais graves no autismo do que na síndrome de Asperger.

No Autismo, a linguagem pode ser comprometida, bem como a comunicação e aspectos da sensibilidade humana. Hábitos alimentares e noturnos também tendem a ser diferentes em pessoas com autismo, que por sua vez apresentam comportamentos repetitivos e atrasos no desenvolvimento da fala, por exemplo. Já na síndrome de Asperger, somente problemas de linguagem são comuns. Não têm problemas em se expressar e não apresentam dificuldades cognitivas.

Já a Síndrome de Rett é um dos tipos mais graves de autismo. Enquanto o autismo atinge mais meninos do que meninas, na Síndrome de Rett é o contrário. Quase que exclusivamente apenas meninas desenvolvem a síndrome. Isso porque os meninos não resistem e morrem precocemente, há uma regressão mental, levando à uma grave deficiência intelectual e psicomotora, comprometendo também os movimentos. Inclusive o crânio pode parar de crescer. A criança aos poucos deixa de andar e engatinhar, não consegue mais segurar objetos e passa a adotar movimentos repetitivos e estereotipados. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com