TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM MEMORIAL DE FORMAÇÃO PEDAGOGICA

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

GABRIELA LUCAS KELES

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

[pic 3]

Itabira

2014

GABRIELA LUCAS KELES

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral para as diciplinas Psicologia da Educação; Desenvolvimento e Aprendizagem; Educação, Sociedade e Práxis Educativa; Políticas Públicas na Educação Básica; Teoria e Práticas do Currículo; Prática Pedagógia Interdisciplinar: Escola e sociedade; Seminário Interdiciplinar II.

Prof.(a): Wilson Sanches

             Edilaine Vagula

             Marlizete Stainle

             Raquel Lemos

             Cyntia Simioni

             Vilze Vidotte

             Rosely Montagnini

             Fabiane Musardo

             Okçana Battini

             Sandra Reis

             Fábio Luiz da Silva          

       

Itabira

2014


SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO ......................................................................................... 4

2-DESENVOLVIMENTO................................................................................ 5

   2.1- As memórias de sua infãncia e das experiências vivenciadas

 na escola.................................................................................................... 5

   2.2- As expecitativas quanto a passagem do Ensino Médio para a

Educação Superior no Curso de Pedagogia................................................ 6

   2.3- As ídeias que você possui sobre o que é educação e sobre o

que é Pedagogia.......................................................................................... 6

  2.3.1- Conceitos mais ampliados do que é "Educação" e do que é

"Pedagogia"...............................................................................................

3-CONCLUSÃO............................................................................................

4-REFERENCIAS.........................................................................................

-4-

  1. INTRODUÇÃO

Em nosso dia-a-dia, a nossa memória ocupa um papel relevante, pois é graças a ela que conseguimos resgatar nossa história e nossa cultura, reviver momentos importantes de nossas vidas, esquecer fatos pouco significativos e modificar o que não serve mais ou interessa, assumindo comportamentos diferentes na formação de nossa personalidade.

Sendo assim, esse memorial tem como objetivo resgatar a nossa própria história, permitindo compreender de forma geral e dinâmica o processo que utilizamos para diulgar nossos conhecimentos e valores, buscando construir a nossa identidade nas diversas situações, e dimensões da vida.

-5-

  1. DESENVOLVIMENTO

Construir o conhecimento histórico, relatando fatos e informações do passado e presente, reconstruindo os acontecimentos vivenciados e transmitindo a experiência adquirida através do tempo, compreendendo que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas. Valorizar a minha própria existência, como ser capaz de fazer, agir e modificar a sociedade construindo um mundo melhor.

2.1- As memórias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola.

Faço minhas palavras de Paulo Freire: “toda educação deve contribuir para transformação.” Por isso transcrevo aqui parte da minha história, fatos relevantes na minha trajetória educacional e na tranformação pela qual me identifico ate hoje.

Sou Gabriela Lucas Keles, filha de Edson Evaristo Keles e Maria Eliza Lucas Keles, nascida em vinte e sete de março de mil novencentos e oitenta e nove, sou noiva e tenho uma união estável com Erasmo Marcelo Santiago e juntos temos uma filha de um ano e quatro meses a Anna Luiza Keles Santiago. Moramos na cidade de Itabira em Minas Gerais.

Fui matriculada aos quatro anos de idade, no Pré-Escolar, na Escola Municipal Bairro Água Fresca na cidade de Itabira-MG. Entrei sem saber nada, a minha primeira professora foi Rosilane Maria Vieira Ferreira, eu estudava a tarde, lá aprendi a escrever meu nome completo, o alfabeto, as vogais, pontilhados, etc. No começo foi muito difícil me separar dos meus pais, chorava muito na escola. Depois fui me acostumando e fazia até bagunça demais. Teve uma vez que eu queria ir no banheiro e a professora Rosilane não deixou, fiquei tão apertada que fiz xixi dentro da sala. Outra história que minha mãe contou que eu era muito beijoqueira, fiquei com uma vergonha quando ela me contou. De primeira série à quarta série fui matriculada na Escola Municipal Professora Antonina Moreira. Na primeira série a  professora Elza era bem dinâmica e trabalhava de forma lúdica, criativa e comprometida com o aprendizado dos alunos. Na segunda série foi a professora Rosilene sempre muito alegre e amiga. Na terceira série com a professora Janice, sempre muito brincalhona e carinhosa com os alunos. Neste mesmo ano, fui ameaçada com resolver na cabeça por um amigo do meu pai para não contar os abusos que ele fazia comigo, mais mentira tem perna curta e um dia descobrimos e fiquei livre dos abusos mais não quero falar dessa fase em minha vida. Por último vou falar da professora Geralda, muito competente e inovadora nas atividades pedagógicas, ela trabalhava com aulas práticas, pesquisas de campo, adaptada aos assuntos a nossa realidade, colocava os alunos mais desenvolvidos para ajuda-la a acompanhar os demais alunos, estava sempre preocupada com o bom desenvovimento dos alunos na sala e da vida social, não tinha formação superior, mais já era uma boa pedagoga. Ela nos incentivava e falava que no futuro queria nos ver melhor que ela. Aprendi muito com a professora Geralda, e hoje como monitora de berçario, ela tem sido meu maior exemplo com um diferencial de que o professor deve ensinar, aprender e mediar conhecimentos, além de ser amiga dos alunos dando orientações para o convívio social. O bom professor fica na lembrança e serve de exemplo para seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com