TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM RELATORIO DE ESTÁGIO

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.822 Palavras (28 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 28

                   SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1]

PEDAGOGIA

ILZA ALVES DA SILVA

 RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

        

[pic 2]

                                                         Planaltina-Go

                                                                2018

ILZA ALVES DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Sandra Regina Cunha Perini

Tutor de sala: Josefa Núbia Barbosa Rodrigues Gontijo

Planaltina-GO

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        7

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        8

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO        9

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA E PLANOS DE AULA        12

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        29

CONSIDERAÇÕES FINAIS        33


  INTRODUÇÃO

Este relatório de Estágio se coloca como transmissor dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso e da prática docente e da realidade instituída na instituição visitada.

Constatou-se, que a Escola Municipal Panorama apresenta um espaço físico adequado para atender a toda a sua demanda, uma força de vontade muito grande dos profissionais que formam a sua equipe e também da gestor em estar fazendo a diferença no ensino-aprendizagem, disponibilizando momentos de planejamento coletivo mesmo sem muitos recursos didáticos.

Espera-se alcançar o objetivo e apresentar de maneira clara e coerente todos os passos do Estágio, que foi a de 100 horas distribuidas em observação, planejamento e projeto de intervenção.

Ao ingressar na vida acadêmica o aluno passa a acompanhar aulas com conteúdos bem definidos numa grade curricular apresentada desde o primeiro dia letivo. Entretanto tais conteúdos se aplicam à aula e às atividades referentes a eles, tais como: pesquisas, avaliações, seminários, etc, mas não é voltada à realidade, ao que ele necessitará conhecer para a sua prática profissional.

A construção do conhecimento na escola crítica, aponta para a necessidade de um processo contínuo de interação pedagógica (metodologias de ensino, relação professor-aluno, conteúdos e avaliação) como um dos fatores responsáveis pelo sucesso do aluno da escola.

Nesse sentido, este relatório de estágio contempla toda a sua diretriz e se direciona a uma instiutição de Ensino Fundamental.

Além das observações realizadas nessa escola será elaborado e realizado a intervenção de um projeto que terá como tema “A Páscoa”, o projeto tem como objetivo auxiliar as crianças na aprendizagem.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal Panorama foi fundada em 04-10-1991 está localizada na área especial 28 no bairro Brasilinha17 Cidade de Planaltina de Goiás. A Escola oferece a Educação Básica, nas etapas iniciais e finais do Ensino Fundamental. Para o atendimento à Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a Escola funciona no Período matutino e vespertino, a escola possui uma área ampla de 1.410.00 m².

Consideramos que o Projeto Político Pedagógico da Escola é o instrumento que norteia as práticas de ensino. Neste sentido procuramos elaborar um projeto que reflita a realidade da comunidade escolar. Partindo do pressuposto que a educação escolar contribui com a formação sistemática, planejada e continuada das crianças, adolescentes e jovens, durante um período contínuo de tempo, diferenciado de processos educativos que ocorrem em outras instâncias como família, trabalho, mídia e tantos outros espaços de construção de conhecimento e valores para o convívio social. Assim sendo, entendemos que a escola exerce forte influência nas atitudes das pessoas. Essas atitudes podem ser passivas ou crítica/reflexiva diante das dificuldades que venham a surgir no contexto social mais amplo.

Sabemos que o Projeto Político Pedagógico é o instrumento que irá assegurar a nossa autonomia, bem como o fortalecimento e legitimidade das práticas pedagógicas e políticas que desenvolvemos. Nele definimos os nossos objetivos, traçamos metas e as ações. Construímos as normas que regem o funcionamento da nossa escola. O mesmo nos permite construir, (re) construir e resignificar os conceitos e os saberes inerentes à função escolar e o bem estar social.

Sendo assim, a escola é considerada um eixo fundamental para o desenvolvimento de todo e qualquer indivíduo. Nesse sentido, essa proposta pedagógica oferece um conjunto de ações para a formação educacional e cidadã dos alunos preparando-os para transitar no meio social de forma crítica construtiva. Partindo dessa visão desta escola tem como base as seguintes dimensões: pedagógicas, administrativas e financeiras, que facilitem a efetivação de uma práxis crítica reflexiva e inovadora capaz de contribuir para a concretização de ações e metas.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal Panorama está localizada na área especial 28 no bairro Brasilinha 17 na cidade Planaltina de Goiás. A Escola funciona em 2 turnos, período (matutino), das 07h30 às 11h30 com aulas regulares,  e ( vespertino), das 13h30 às 17h30,  horas atividades e serviços administrativo.  

O calendário com 200 dias letivos e 800 horas é obedecido e não encerram suas atividades letivas propostas sem que seja cumprida a carga horária fixada. Os encontros coletivos, as reuniões pedagógicas, reuniões de pais, e datas comemorativas, entre outras são cumpridas regularmente. Ela se ajusta as peculiaridades locais climáticas, econômicas, sociais e culturais. A escola prioriza o respeito e a valorização das experiências de vida dos educandos e de seus familiares. Atende alunos de diversas idades e classes sociais, que estão inseridos em núcleos familiares monoparentais, homoafetivos e socioafetivos; os pais desses alunos são em sua maioria: auxiliares de serviços diversos, empregadas domésticas, vendedores (as), pintores, motoristas, professores e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com