TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIP - Prática de Ensino Reflexões

Por:   •  27/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 10

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl)

ATIVIDADE 1: POSTAGEM 1

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE CINCO AULAS

Beatriz Almeida RA

Araçatuba - SP

2023

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE AULA

Disciplina: Ditadura Militar e a Nova República.

Tema da aula: Introdução.

Nível de Ensino/ Turma/ Série: Ensino Superior.

1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente.

R: Sim, a aula teve como objetivo introduzir o aluno ao início da ditadura militar e apresentar os presidentes que assumiram o governo durante essa época, expondo os planos de governo que cada um apresentou e implementou e também algumas consequências que ocorreram devido a esses planos. Isso foi exposto de forma clara e direta pelo professor, fornecendo assim uma base para compreender os próximos pontos que serão abordados referentes a esse tema.

2. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática, laboratório, videoaula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula.

R: A aula foi predominantemente ministrada de forma expositiva clássica, abordando os conceitos gerais e expondo aos alunos os conhecimentos necessários para futuras aulas, a aula foi realizada por meio de vídeo aula e no final foi realizada a resolução de uma pergunta formulada pelo professor, o que faz com que o aluno também participe de forma menos passiva da aula que está sendo ministrada.

3. Os estudantes mostraram-se interessados? Como isso ficou evidenciado? Caso tenha utilizado uma aula da Unip EaD para realizar esta atividade, comente se a aula despertou seu interesse e por quê.

R: A aula foi bem interessante, pois abordou assuntos novos e também foi muito bem ministrada pelo professor que mostrou grande conhecimento da matéria lecionada, foi uma aula dinâmica e não muito longa, o que prende mais o interesse do aluno e auxilia na retenção da atenção promovendo um melhor entendimento sobre a matéria.

4. Foram utilizados recursos audiovisuais ou outros recursos? Quais? Foram utilizados adequadamente? Justifique.

R: Foi utilizado slide para a exposição das datas e elementos principais de cada governo, essa ferramenta foi usada corretamente, pois só continha os pontos principais e ajudava o aluno a acompanhar a aula e a linha do tempo montada pelo professor, que foi uma ferramenta utilizada para facilitar o aprendizado e o professor não ficou lendo o conteúdo do slide o que é muito importante para demonstrar confiança no conteúdo que está sendo ensinado.

Ruim

Regular

Bom

Ótimo

X

X

X

X

X

5. Avalie os aspectos da aula apresentados na tabela seguinte, assinalando com um “X”:

5.1 Conhecimento/domínio do assunto pelo professor.

5.2 Clareza e objetividade.

5.3 Oportunidades para participação dos estudantes.

5.4 Relacionamento com os estudantes.

5.5 Controle do uso do tempo.

6. Foi percebida a existência de um planejamento para a aula? Como isso ficou evidenciado?

R: Sim, além da utilização do slide como base para a apresentação dos temas mais importante também foi possível observar a criação de uma linha do tempo para a explicação dos pontos mais relevantes em ordem cronológica o que auxilia no entendimento mais completo da época e dos fatos ocorridos durante esse período o que mostra que o professor estruturou a aula de tal maneira que faz com que o aluno crie um raciocínio sobre o tema e não fique perdido durante a aula.

7. Caso ache relevante, comente outras situações vivenciadas durante a aula que mereçam destaque.

R: A aula foi bem direta e interessante, sendo explicada de uma forma detalhada, mas sem muita enrolação o que auxilia nos estudos de alunos que tem menos tempo ou que por algum motivo tem um pouco de dificuldade de se manter concentrado.

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE AULA

Disciplina: História da Globalização.

Tema da aula: Razões internacionais desde a origem histórica do capitalismo.

Nível de Ensino/ Turma/ Série: Ensino Superior.

1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente.

R: Sim, o professor propõe já no início da aula os pontos que serão abordados futuramente e também discorre sobre cada ponto de forma mais superficial, dando um panorama geral do que será estudado ao decorrer do curso. Também consegue elencar pontos importantes que demonstram os passos iniciais tomados para o início da globalização e do capitalismo. Montando uma linha do tempo com os principais fatos que ocorreram.

2. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática, laboratório, videoaula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula.

R: É uma aula expositiva clássica onde o professor disserta acerca do tema, é em formato vídeo aula, logo é a melhor maneira de ministrar a aula, porém no final da aula tem a interatividade onde o aluno responde uma pergunta sobre os temos abordados na aula e na aula posterior tem o resultado da questão, o que ajuda o aluno a manter um raciocínio ativo acerva do que aprendeu na aula, colocando o conhecimento em prática e não fica apenas absorvendo conteúdo.

3. Os estudantes mostraram-se interessados? Como isso ficou evidenciado? Caso tenha utilizado uma aula da Unip EaD para realizar esta atividade, comente se a aula despertou seu interesse e por quê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com