TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Norte do Paraná

Por:   •  28/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  5.457 Palavras (22 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Norte do Paraná

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

CAMPO ERÊ

2023

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6     REFERENCIAL TEORICO...................................................................................10

7    METODOLOGIA...................................................................................................16

8    CRONOGRAMA....................................................................................................17

9    RECURSOS..........................................................................................................19

10 AVALIAÇÃO..........................................................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................21

REFERÊNCIAS..........................................................................................................22

INTRODUÇÃO

O projeto de ensino está baseado nas temáticas abordadas durante os quatro anos do curso de Licenciatura em Pedagogia, o qual me proporcionou um aprendizado teórico e prático para ser mediador de conhecimento. Além da importância e da responsabilidade de formar cidadãos críticos e reflexivos e com a capacidade de fazer e construir história. A educação necessita de incentivo e motivação para promover a aprendizagem do aluno e também para formar cidadãos críticos e éticos, com um ensino efetivo se for em conjunto com família e escola.

A escola trabalha no sentido de formar cidadãos conscientes, capazes de compreender e criticar a realidade, atuando na busca da superação das desigualdades, buscando transformar o mundo ao seu redor e do respeito ao ser humano.

O fato de que na faixa etária de crianças que atendem a Educação Infantil há maior dependência dos adultos requer que as duas instituições, a família e escola desenvolvam parcerias e um reconhecimento mútuo no cuidado e ações educativas.  

Diante do contexto, é essencial conhecer a família, ambiente e organização onde a criança está inserida, conhecimento que tenha como ponto de partida ações, visando oportunizar ferramentas de comunicação que levem conhecimentos em torno do que é desenvolvido com as crianças de forma que pais e escola utilizem a mesma linguagem, criando assim uma relação de confiança entre família e escola.

O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, enquanto instituição educativa, porém, sem o envolvimento da família na vida do aluno e nas atividades da escola, tal função perde sua força. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, participando das ações promovidas na escola e atuando ativamente na educação da criança, garantindo o mínimo necessário para seu desenvolvimento.  

O presente trabalho é de cunho bibliográfico, baseado na criação de um projeto na escola de educação infantil, este no primeiro momento aborda questões sobre a importância da interação família e escola, em seguida o papel da escola de educação infantil e o papel da família.

  1. TEMA

A escola deve buscar atender as problemáticas da sociedade, com projetos que despertem e realizem aproximação da família e escola. Observando que existe certa falta de interesse por parte da maioria dos pais, em tomar conhecimento do que é desenvolvido na escola, criou-se o projeto, como uma estratégia visando utilizar oportunidades de contato com os pais para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas.

Este projeto será aplicado e desenvolvido na forma de palestras, reuniões, questionários, atividades e construção em sala de aula com os alunos, como um meio para interagir e conscientizar a família de seus deveres e responsabilidades para com os seus filhos. Bem como divulgar o trabalho e função da escola e os pais estarem cientes de sua responsabilidade e contribuição na vida da criança. O mesmo uma das maneiras de despertar o interesse dos pais pelo aprendizado dos filhos e aproximação da família e a escola, pois muitas instituições não informam à família sobre o trabalho desenvolvido com os alunos e isso dificulta o diálogo, porque na maioria das vezes os pais não procuram a escola para saber sobre o desenvolvimento do seu filho.  

A escola e a família são contextos diferentes e nesses contextos, os educandos encontrarão coisas, pessoas e relações diversas. A ideia de aproximar a família e a escola é muito importante e, esta vai de encontro às temáticas abordadas durante o curso de Licenciatura em pedagogia. Este projeto com certeza agregará conhecimentos para nossa formação docente, pois sabemos que a mediação é de grande importância para um relacionamento significativo, entre família e escola, deve ter como ponto de partida e de chegada a própria escola. Portanto é muito importante a escola construir parceria devendo considerar a necessidade da família, do aluno, e da comunidade educativa.

                              É necessário compreender que dentro do ambiente familiar, os responsáveis cumprem papéis vitais quando colaboram com a efetivação positiva do ensino. A relação escola e família tem um objeto comum, trabalhar uma educação de qualidade com os estudantes, levando em conta que os primeiros atos educacionais partem da família, os princípios básicos de relação sociais, são atitudes que fazem a diferença quando o aluno começa os primeiros anos escolares.

  1. JUSTIFICATIVA

O projeto pretende debater sobre a importância e participação da família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição. Além de promover uma interação significativa com os pais, os professores, os alunos, visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças e adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com