TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de Novas tecnologias na educação

Por:   •  20/5/2018  •  Resenha  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

ANA JULIA DO NASCIMENTO BARBOSA

RA: 5954858220

ADRIELLE THAYNA DE OLIVEIRA

RA: 5981846421

DANIEL DE CARVALHO SANTOS

  RA: 8798015032

FABIANA PRUDENTE MIRANDA DOMICIANO

SILMARA TAVARES DOS SANTOS

RA: 6018467178

RA: 5419767114

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

Tecnologia x Metodologia.

[pic 10][pic 11]


O artigo Tecnologia ou Metodologia?  O grande desafio para o século XXI - Revista Pitágoras, dez/mar 2013, da autora Giani Peres Pirozzi, apresenta de forma clara conceitos sobre a tecnologia e informática na educação, além de diferenciá-los a autora traz uma importante concepção sobre o papel do professor frente aos novos desafios de incorporar as TIC’s (Tecnologias de informação e comunicação) como aliadas. Contudo, destaca a importância da aprendizagem significativa, citando a metodologia de transmissão do conhecimento, onde a informática e qualquer outra tecnologia não substitui a ação adequada do professor - a didática, sua arte de ensino.

O artigo é introduzido por meio do questionamento do Título: Tecnologia ou Metodologia?  Compreendido e respondido por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica que a autora descreve.

As inovações tecnológicas já estão presentes na sociedade e faz-se necessário trazê-las para as salas de aula, sendo desafiador, mas possível. Temos hoje professores que são imigrantes digitais, aqueles que têm que se adaptar aprender, com as novas tecnologias que estão surgindo, já a maior parte dos educandos, nativos digitais, que dominam as novas TIC’s, assim causando um distanciamento na interação professor x aluno, quando o professor não aprimora sua prática.

Para esclarecer, o texto mostra que tecnologia não é necessariamente o que está relacionado à informática, mas sim qualquer “mecanismo” que facilite o trabalho ou mesmo a vida cotidiana dos indivíduos, assim é apresentado uma desvinculação entre tecnologia e informática. Na educação podemos citar as tecnologias como a lousa, o giz, o livro, entre outros. Numa perspectiva mais recente temos o tablete, o projetor, a internet e outros aparelhos tecnológicos.

Então cabe refletir, qual o papel do professor?  O Professor visto como agente mediador no processo educacional, mesmo já dominando os conteúdos das aulas e com muitos anos de experiência, se depara com o desafio de inovar em suas estratégias de ensino. Os alunos dos dias atuais não se interessam mais pelo antigo modelo de aula, os quais ficam passivamente recebendo informações. Na escola de hoje não funciona mais a metodologia de transmissão do conhecimento da escola tradicional. Nesta perspectiva, o professor precisa propor a construção do conhecimento, numa interação, onde o aluno é coautor no processo educativo, trazendo ao aluno a aprendizagem significativa visando a inteligência e sabedoria.

Para a citada construção do conhecimento, a autora faz as seguintes considerações; nas salas de aula são trabalhados com dados, sendo esses registros soltos dispostos em nosso meio, com a informação que é gerada quando os dados são interpretados e organizados, formando um conjunto de dados com um significado. Já o conhecimento é construído a partir da organização e correto relacionamento de várias informações. No século XXI a escola precisa voltar-se para a busca do conhecimento, mais que pessoas modernizadas, precisa formar verdadeiros cidadãos inteligentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com