TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de tecnologias

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 13

O USO DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Catia Regina de Oliveira

Iasmyn Kallyandra Frare

Rosângela Fabiciack

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED0815) – Estágio IV

10/03/16

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo explanar a grande relevância de incluir os alunos de todas as modalidades na era digital, mas com foco principal nos alunos da EJA, bem como enfatizar a importância da atualização do docente perante a tecnologia, permitindo assim que o mesmo seja mediador do ensino aprendizagem dos educandos. Nos dias atuais vivemos em uma sociedade da informação, onde as TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação – proporcionam uma troca muito rápida de dados e informações. Estas ferramentas tecnológicas estão muito presentes em nosso cotidiano, como um caixa eletrônico por exemplo. O presente trabalho fundamentou-se em autores como: Anzorena (2011), Freire (1982), Moraes (1999), Pontes (2011).

Palavras-chave: Inclusão digital. Tecnologias. Educação de Jovens e Adultos.

1 INTRODUÇÃO

Vivemos atualmente em um momento onde o desenvolvimento tecnológico, de comunicação e informação, está revolucionando valores, aprendizagem e também costumes. Os futuros adultos terão de viver em um novo sistema cultural, em uma sociedade de informações. Sendo assim, todos, independentemente de classe social, terão que estar aptos ao uso das tecnologias. Porém, em muitas escolas ainda não temos materiais suficientes para lhes propor este estudo das mídias digitais.

        

        Optamos pela área de concentração Metodologias de Ensino porque entendemos a importância de uma metodologia motivadora tanto para o aluno quanto para o professor, também porque é uma forma organizada para desenvolver um trabalho e alcançar uma meta.

        Já nosso tema escolhemos EJA e a Inclusão Digital devido ao grande avanço das tecnologias, também porque estamos cientes do valor de se ter ao menos noções básicas de tecnologias na sociedade informatizada em que vivemos.

Entre tanto as tecnologias digitais também vêm deixando claro que existe o progresso de um novo paradigma educacional. Cada vez mais cedo as crianças tem contato com as mídias, e este fator vem modificando os modos de comunicação e interação, estas mudanças serão positivas se nós trouxermos um novo contexto para as habilidades de comunicação.

A educação, persuadida pela globalização, avança no desenvolvimento dos indivíduos. A educação deve utilizar os recursos que as tecnologias oferecem, e eles devem caminhar sempre buscando um objetivo único: o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A utilização das mídias digitais possibilita a transformação dos velhos padrões de educação, proporcionando atividades pedagógicas inovadoras e que chamam atenção dos alunos.

 O computador deve ser visto como uma ferramenta de ensino e deve ser o facilitador da aprendizagem, buscando envolver e atrair o educando para as novas descobertas. Segundo (Figueiredo, 2003) tecnologia é um instrumento capaz de aumentar a motivação dos alunos, se a sua utilização estiver inserida num ambiente de aprendizagem desafiador. Não é por si só um elemento motivador. Se a proposta de trabalho não for interessante, os alunos rapidamente perdem a motivação.

Conforme as ideias de Libâneo, a multimídia é uma grande forma de comunicação, pois conquista o interesse do educando e instiga o mesmo a aprender. Se bem empregada, uma atividade multimídia é um recurso poderoso, pois, estimula todos os sentidos e pode oferecer uma experiência melhor que qualquer outra mídia sozinha. Estas atividades na sua maioria possuem grande apelo visual. Fascinam pelo layout com cores vibrantes, som e movimento e encantando até o professor.

Um material educativo digital criado de forma adequada e utilizado de maneira correta pode oferecer vantagens? Fixam os conteúdos; permitem a tomada de decisão; dá significado a conceitos de difícil compreensão; requer participação ativa; motiva; desperta a criatividade; a participação, e o prazer de aprender. Resta ao professor estimular o aluno e encaminhar o mesmo para os propósitos da atividade. As atividades com mídia possibilitam ao professor criar interações e instigar o aluno despertando sua curiosidade. Logo, é um ótimo instrumento para o professor que, pode sugerir o estudo de um tema de uma forma diferente e dar um aporte ao educando para construir de forma agradável, agregando entretenimento, informação e ludicidade.

        

2. HISTÓRIA DA TECNOLOGIA

        Os seres humanos, dotados de inteligência, sempre buscaram formas, durante a historia, de conseguir passar por todos os obstáculos que a natureza os impôs. Sendo assim, foram desenvolvendo e criando instrumentos tecnológicos, a fim de superar as dificuldades de cada época. Neste sentido podemos afirmar que a necessidade é a mãe das grandes invenções da tecnologia.

        

A evolução tecnológica é algo que sempre fez parte da vida do homem. Engloba desde os primórdios, ate os dias atuais. Cada vez mais a relação com o homem aumenta e aumenta o ritmo da evolução. As tecnologias são todas as invenções que o homem cria, para que possa ampliar sua atuação na sociedade e simplificar o modo de vida. Vai desde simples instrumentos ate complexos aparelhos para que possam explorar o universo.

        

Tudo começou na pré-história, com a criação de instrumentos de pedra, bem rudimentares, que para aqueles povos serviam de ferramentas de corte, para caça e pesca. Logo após descobriram como fazer fogo. Partiram para uma grande evolução, onde começaram a praticar a agricultura.

        

Na Idade Média as técnicas agrícolas e que foram se aperfeiçoando, isso porque as civilizações estavam aumentando e devido a isso a procura por produtos agrícolas aumentou muito. Oque gerou tecnologias como, técnicas de irrigação, técnicas de cultivo e etc. Podemos citar também que nesta idade/época foi descoberta a pólvora e também citar algumas invenções como, em 1291 quando surgiu na Itália o primeiro espelho, grande invenção para época. Mais tarde em 1439 o alemão Johan Gutenberg inventou a máquina chamada Imprensa, e com esta maquina o homem passou a produzir mais rapidamente os livros, esta criação causou na época uma revolução na cultura. No ano de 1590, um holandês chamado Zacharias fabricou o microscópio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (954.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com