TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia na escola

Por:   •  16/4/2017  •  Resenha  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

Direitos Humanos, Estatuto da Criança e Adolescente e a violência nas escolas

Ao perceber o processo histórico, gradativo e ate recente com relação aos estudos e debates acerca dos direitos humanos, notei que tal assunto foi pouco abordado na minha graduação e nos meus ambientes de trabalho.

Tendo em vista que o termo direitos humanos apresenta conotações positivas e negativas na nossa sociedade, que ele muda de significado nos contextos diversos, que possui múltiplos sentidos, e que grande parcela da sociedade o associa aos direitos dos bandidos, torna-se imprescindível fazer um melhor estudo e compreender por qual caminho perpassa essa questão, pois só assim a educação e a escola poderão ser espaços para promoção de uma nova cultura em direitos humanos como prevê o Plano Nacional da Educação e Direitos Humanos (PNEDH) de 2006.

Pela rede estadual, trabalho em uma instituição conveniada com a Arquidiocese de Goiânia, ou seja, é uma escola católica, e por ser assim ela possui uma missão própria e tem sua visão e valores bem definidos e até promulgados.

A instituição tem em sua agenda escolar a missão, visão, valores, normas internas e intenções educativas bem explicitadas, e faz uma referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 quando este é acrescido da Lei n° 267 de 2011 da Sra. Cida Borghetti, estabelecendo o artigo 53-A ao ECA:

“Art. 53-A. Na condição de estudante, é dever da criança e do adolescente observar os códigos de ética e de conduta da instituição de ensino a que estiver vinculado, assim como repeitar a autoridade intelectual e moral de seus docentes.”

Parágrafo único. O descumprimento do disposto caput sujeitará a criança ou adolescente à suspensão por prazo determinado pela instituição de ensino e, na hipótese de reincidência grave, ao seu encaminhamento a autoridade jurídica competente. 

Percebe-se que tal referencia é limitada mais aos interesses da escola do que das próprias crianças e adolescentes. Contudo, no seu discurso, a escola tem sempre o aluno (criança e adolescente) como o centro. E na rotina escolar é nítido que o respeito aos alunos e aos direitos dos mesmos é priorizado.

Todavia, estando há três anos nessa instituição, nunca participei de um momento específico em que os Direitos Humanos ou o Estatuto da Criança e do Adolescente tenham sido lidos e refletidos. Por outro lado, nas conversas com os demais professores e com grupo gestor esses temas e o assunto da violência estão sempre presente.

Exemplo disso é a fala de uma professora da primeira fase do ensino fundamental que se dispôs a dar sua opinião:

“Sendo recém-chegada na escola, de uma maneira geral e formal eu ainda não presenciei uma discussão nos grupos. Mas entre os professores a gente sabe que existe essa discussão, nas conversar informais, nas reuniões, nos momentos dos intervalos sempre a gente esta discutindo. E a formação do pedagogo é totalmente em cima de direitos humanos, ela é humanística. São várias disciplinas, a maioria delas que permeiam os direitos humanos e principalmente o estudante enquanto criança e ser humano. Nosso olhar para o estudante não é um olhar enquanto criança, mas é um olhar de ser humano. Essa é a formação do pedagogo, um olhar de ser humano, um olhar para a criança como ser que tem direitos e deveres. Aqui na escola a gente sabe que tem os escritos, que tem os documentos e tudo, mas assim, algo formal mesmo eu ainda não vi, mas permeiam, indiretamente, informalmente a gente vê também essas coisas nas ações, no discurso. Acredito que a escola tem contribuído para o fortalecimento da cidadania dos membros da sua comunidade escolar, até porque a escola é uma escola vocacional, então uma escola vocacional por ter uma crença, por acreditar em Deus, por ai ela já começa a defender alguns direitos da humanidade. Então as pessoas de qualquer religião que de uma forma ou de outra tem os seus credos e seu dogmas a seguir de uma maneira ou de outra elas acabam defendendo os seus direitos e isso cai nos direitos humanos. Então eu acredito sim, que de uma forma bem informal, de uma forma de discurso mesmo, de permear, não de uma forma muito incisivamente a gente vê isso aqui.”

Uma segunda professora, agora da segunda fase do ensino fundamental também contribui dizendo que: “Através dos projetos desenvolvidos e temas individuais trabalhados pelos professores, o tema dos direitos humanos é abordado implicitamente. Em projetos como os Jogos Interclasses e os Jogos Matemáticos é demonstrado a união e o respeito pelo próximo. No projeto Horta os alunos também aprendem que existem várias diferenças sociais e que todos lutam por um mundo melhor, cada um do seu jeito. O fortalecimento da cidadania vem com os resultados obtidos em cada um desses projetos. Agora no final do ano os alunos dos 9° anos irão fazer um dia de cidadania com as famílias que moram no lixão de Aparecida de Goiânia, exercendo o bem ao próximo e contando com a ajuda da comunidade escolar com doações. Dessa forma e com tudo isso acredito que nossa instituição faz sim seu papel junto às perspectivas dos direitos humanos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com