TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Contra Criança

Por:   •  11/6/2017  •  Dissertação  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Violência contra a criança

Os maus tratos infantis é um assunto que preocupa as autoridades e o serviço de saúde do mundo todo. Os fatos mais comuns e mais graves desse tipo de violência são dentro dos lares e pelas pessoas mais próximas das vítimas, deixando consequências gravíssimas tanto no desenvolvimento humano como psíquico da criança. São muitas as formas em que as crianças e adolescentes tem seus direitos violados ou ameaçados, mais especificamente quando estas envolvem pais ou responsáveis por cuidar do seu crescimento e desenvolvimento assegurando todos os seus direitos.

Um dos tipos de mau-trato a ser apresentado é a agressão física: cometido com o uso da força de maneira intencional, praticado por pais, pessoa da família ou alguém próximo da criança que tem intenção de feri-la, deixando hematomas visíveis e podendo causar grandes danos psicológicos na vítima comprometendo seu desenvolvimento pessoal e social .

Foi presenciado um acontecimento de agressão física contra uma criança de um ano e meio em uma escola de segmento de educação infantil. Ao receber a criança na sala de aula foi percebido uma lesão nos dois lados do rosto. Ao ser questionada a mãe explicou que a criança havia caído do berço, por considerar as marcas incoerentes com a explicação da mãe a diretora da escola foi chamada e imediatamente acionou o conselho tutelar. Chamaram a mãe para conversar ela desabafou que estava com dificuldades financeiras e desempregada, por esse motivo o auto nível de estresse a levou a agredir a criança por causa de uma birra. A escola e o conselho tutelar encaminharam a família para o serviço social e acompanhamento psicológico, e se propôs a acompanhar o caso atenciosamente e deixou claro para a mãe que a escola também tem o dever de zelar pela proteção da criança.

Detectar casos de agressão e abuso infantil por sua vez ainda é muito complicado, principalmente quando a violência é praticada por pessoas responsável pela criança. A maioria das descobertas acontece por mais difícil que seja, ainda acontece dentro das escolas, pois os professores e profissionais estão em contato diário com as crianças e podem observar mais de perto os comportamentos e ter acesso a diversas informações que podem ajudar a identificar se o aluno está tendo seus direitos violados pelos responsáveis. Apesar dos profissionais de educação ainda serem pouco preparados para lidar com esse tipo de situação. Mesmo porque a violência contra a criança causa danos gravíssimos no seu desenvolvimento em vários aspectos, podendo ser a curto e a longo prazo, como baixa auto-estima, dificuldades de aprendizagens, falta de confiança nos adultos, problemas comportamentais, entre outros que afetam diretamente o comportamento na sala de aula e no ambiente escolar.

Através do modelo ecossistêmico se torna mais fácil a compreensão das causas de ocorrências dos maus-tratos indicando os principais fatores de risco, dessa forma poderá diminuir as chances da violência intrafamiliar acontecer. (É um modelo ecológico-sistêmico organizacional indicador de diferentes níveis ecológicos: macrosistema, exosistema, microsistema). São fatores que indicam a cultura e histórico de vida das famílias que indicam as causas de maus-tratos, podendo tomar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com