TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZDP - Zona de Desenvolvimento Proxima

Por:   •  24/11/2018  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

1.(2 pontos) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Lev Vigotski explica os processos de aprendizagem que ocorrem entre Pedro, João e Luciano? Justifique sua resposta com aspectos do texto e com elementos teóricos da ZDP.

Inicialmente, vale relembrar o conceito de ZDP: É o espaço em branco que existe entre o que a criança já é e já sabe fazer sozinha, e o que potencialmente ela pode ser, desde que seja assistida e aprenda com os outros, que pode ser o professor e/ou um parceiro mais experiente.

Sendo assim, vemos que Pedro já possui certo conhecimento, porém aprende com a ajuda dos outros mais velhos (parceiros de estrada), e consegue chegar a uma percepção melhor e mais madura, com a ajuda das explicações dos meninos João e Luciano.

2.(2 pontos) A atividade dos meninos não se restringe apenas a resolver matematicamente o cálculo do valor de venda no varejo, outros aspectos do contexto social são necessários e orientam as reflexões dos meninos na tomada de decisão. Cite dois deles.

Um dos aspectos é escolha da venda dos doces por unidade, e na sequência a mudança do plano, para que a venda fosse realizada em um pacote de 3 unidades. Essa alteração mostra a avaliação dos meninos na receptividade dos clientes e sucesso das vendas em relação ao contexto vivido no momento.

E outro aspecto que visualizo também é, a preocupação em se ter lucro adequado após as vendas. O texto não cita, mas essa ação, indiretamente, mostra a preocupação de garantir uma nova compra de doces futuramente.

3.(2 pontos) Vigotski afirma que “o verdadeiro curso do desenvolvimento do pensamento não vai do individual para o socializado, mas do social para o indivíduo”. Explique o processo de internalização e justifique com elementos do texto.

O processo de internalização é o momento em que o aprendizado se completa. O indivíduo começa a refletir sobre o que aprendeu/ouviu através da linguagem e o significado de tal, internaliza e abstrai o conceito, tornando-o universal e assim, utilizando-o em vários outros momentos apropriados, descobrindo os sentidos das palavras.

Vemos isso acontecer com Pedro, quando ele ouve os garotos mais velhos refazerem os cálculos e concluírem que o agrupamento dos doces garantiria a venda e consequentemente o lucro.

Nesse momento, Pedro aprendeu através da linguagem e internalizou o conceito.

4.(2 pontos) Os garotos utilizam a conversão padronizada de preços para a venda de doces em forma de razão. Se considerarmos a idade deles (7 e 9 anos), podemos afirmar que, segundo Jean Piaget, os três estariam no estágio das operações concretas. As atividades de raciocínio e de cálculo dos garotos confirma o enquadramento nesse estágio de desenvolvimento piagetiano? Justifique sua resposta com elementos da teoria de Piaget (estágio das operações concretas) e com elementos do texto.

Sim, os 3 garotos estão no estágio das operações concretas.

O período operatório concreto se caracteriza na capacidade do indivíduo em estabelecer relações e coordenar pontos de vistas diferentes (próprio ou do outro), o indivíduo consegue também realizar operações mentalmente.

Podemos claramente ver esses elementos no texto, quando os 3 indivíduos realizam os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com