TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zona proximal de desenvolvimento

Por:   •  4/10/2018  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma tarde, ao chegar do trabalho encontrei minha filha de 6 meses brincando com um boneco de borracha do personagem Bob Esponja, minha esposa que estava com ela o afastava com um movimento de jogar para perto do corpo dela, minha filha tentava imitar a situação, mas por ainda não ter o controle dos movimentos ela soltava mas sem dar direção ao boneco, passadas alguns minutos ela percebeu que se o fizesse com apenas uma das mão, como a mãe estava fazendo, ela também conseguiria fazer. Elas estavam deitadas em um tapete de borracha todo colorido, isso deixava ela ainda mais agitada principalmente por causa das cores, nas laterais do tapete tem grandes e fofas almofadas, como se trata de um bebê, ela ainda não consegue controlar seus movimentos, tão pouco tem a diferenciar o que pode ou não lhe ferir..

Vygotsky define zona de desenvolvimento proximal como:

“a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração de companheiro mais capaz.”

No relato acima é possível perceber que a interferência de um adulto foi essencial para que houvesse êxito na tarefa para a criança. Segundo Vygotsky, esse tipo de interação contempla todos os estágios de zona proximal de desenvolvimento. Inicia se quando a criança foi estimulada a aprender uma tarefa nova, foi utilizado um conhecimento que ela tinha que era o de agarrar, contudo ela precisou realizar o processo de acomodação descrito por Piaget, pois ela além de agarrar precisou soltar depois.

Utilizando os conhecimentos de Piaget e Vygosky, é possível adequar cada atividade proposta para cada turma a ser aplicada, na minha prática docente isso será fundamental para uma boa troca de conhecimentos com os alunos. Mas é bom ressaltar que hoje vivemos uma nova era dos processos de Ensino-aprendizagem, onde o professor deve se reinventar cada dia. Vygotsky traz como ponto da zona proximal de desenvolvimento a atuação de um adulto ou pessoa mais experiente para o exito do processo, contudo, as novas tecnologias nos trazem a eliminar essa figura, o que antes tinha fundamental importância, hoje passa a exercer um papel secundário.

Creio eu que não podemos adotar somente uma metodologia de ensino, o melhor seria, colher o que cada um tem de melhor e aplicar segundo cada situação oferecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com