TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE BICHO DE 7 CABEÇAS

Por:   •  4/4/2021  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do filme produzido em 2000,  dirigido por Laís Bodanzky e com roteiro de Luiz Bolognesi, inspirado em fatos reais vividos por Austrégesilo Canto Carrano, que relatou sua história no livro Canto dos Malditos. Carrano também se tornou um ativista da luta antimanicomial. O filme retrata a história do personagem Neto e seu entorno familiar, e as consequências gerada na estrutura familiar. O filme trata-se também de uma denúncia contra a realidade manicomial e a violência exercida pela sociedade ao acreditar que retirar a autonomia de uma pessoa e submetê-la ao confinamento involuntário, medicalização e práticas institucionais desumanas podem ser considerados formas de tratamento. O que são esses locais, senão próprios produtores da loucura. Assim farei uma análise da família e do meio em questão, destacando a problemática familiar (sistema do problema x problema do sistema), a partir do que observei ao assisti-lo.

A família de Neto, é uma família que precisa de atenção, diante das relações entre pais e filhos que se davam em muitas famílias:  impossibilidade de diálogos, muitos tabus e mal entendidos. Neto tem seus problemas, alguns bem típicos da juventude (pichar murros, sair de casa), anseios, frustações, mas nada que justifique a priori a internação e todo o “tratamento” que ele foi submetido.

O filme discute temas de extrema importância enquanto aborda os prejuízos da falta de diálogo dentro das famílias conservadoras. A falta de diálogo, pode trazer consequências irreparáveis, e assim é a relação que Neto vivência de forma conturbada, principalmente, com seu pai, Wilson.  Neto, é um jovem que não é ouvido, entendido e acolhido pelo seu pai. A imagem paterna do ditador é reforçada pelos costumes sociais e preconceitos representados pelo papel do personagem, a irmã de Neto é sempre enaltecida por ter conseguido uma vaga no hospital psiquiátrico para o irmão, pelas influências que ela tem no trabalho, e diz que considera aquele lugar, um local bom de se estar. Já a mãe de Neto é usuária de nicotina (cigarro), e uma mulher que pouco se expressa.

Partindo desse conceito familiar retratado no filme, salienta-se que o conceito de sistema veio das ciências da computação e, segundo Vasconcellos (2002, p. 200), “é um todo integrado cujas propriedades não podem ser reduzidas às partes e as propriedades sistêmicas são destruídas quando o sistema é dissecado”. Os pioneiros das terapias familiares viam a família como um sistema com seus membros em interação, com regras, estruturas e várias gerações. Eles desenvolveram, como já estudamos, técnicas e abordagens para resolver os problemas que surgiam, em suas visões, a partir de problemas nas interações entre as partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com