TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Tradicional

Por:   •  2/11/2017  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

A Abordagem Tradicional de ensino não é fundamentada em teorias empiricamente validadas, é fundamentada em uma pratica educativa e na sua transmissão no decorrer dos anos. Ë caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor onde o aluno apenas escuta as prescrições que lhes são fornecidas por autoridades exteriores, o aluno é um receptor de informações, uma tabula rasa.

No livro de Rubem Alves, ‘’Pinóquio às avessas’’ (pág. 3) “Pinóquio era um bonequinho de madeira. Não era um menino de verdade. Para se tornar um menino de verdade, ele teria de ir a escola. Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Aí lhe cresceram orelhas e rabo de burro. Quem não vai à escola fica burro.”

Na concepção tradicional, o homem é considerado como um homem acabado, “pronto” e o aluno um “adulto em miniatura” que precisa ser atualizado. É caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados são pré-estabelecidos. Trata-se, da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente. Pede-se ao aluno a repetição automática dos dados que a escola forneceu ou a exploração intelectual dos mesmos. O professor exerce o papel mediador entre o aluno e os modelos culturais.

No livro fica claro a abordagem tradicional quando Felipe quer saber o nome do pássaro que viu pela manhã e pergunta o nome a professora, (pág. 13)

A professora sorriu e disse:

- Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no cronograma de português. Na aula de português, temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.

Felipe não entendeu o que era ‘’programa’’.

- Programa é uma fila com todas as coisas que você deve aprender na escola, colocadas uma atrás da outra.

- A escola não é para você aprender aquilo que quer, disse a professora. A escola é para você aprender aquilo que deve aprender. O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo. Tudo na ordem certa. Uma coisa de cada vez. Todas as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade...

A didática tradicional quase que poderia ser resumida em: “dar a lição” e “tomar a lição”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com