TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM TRADICIONAL

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 3

ABORDAGEM TRADICIONAL

Consideramos a abordagem tradicional um método de ensino onde o aluno é um agente passivo e o professor o mediador de todo o conhecimento.  Essa abordagem é conhecida por ser extremamente autoritária e unilateral, ou seja, a relação professor-aluno não existe, diferenças individuais são ignoradas e não há espaço para questionamentos e nem diálogos por parte dos alunos para com os professores.  
Os modelos de conhecimentos a serem transmitidos são baseados em didáticas antepassadas, com o seguinte pensamento “se deu certo hoje, dará amanhã”, por tanto, não há mudanças drásticas nesse tipo de abordagem, os alunos sempre aprenderam da mesma maneira. Podemos afirmar que o conhecimento é um manual de instruções onde tudo ali escrito já foi selecionado e organizado por etapas, o professor transmite tudo o que está no manual e a responsabilidade do aluno é apenas armazenar todas essas informações.
A pedagogia diretiva é a utilizada na abordagem tradicional, onde a mesma afirma que o aluno é uma tabula rasa (uma página em branco), que ao decorrer de sua vida vai sendo preenchida por conhecimentos, sendo uma aprendizagem de fora para dentro, ou seja, professor transmite e o aluno aprende.
John Locke também dizia que o homem é uma tabula rasa e que o aprendizado depende informações e vivências. Já na educação Locke afirmava que o individuo é dotado de uma motivação natural onde seria necessário fornecer o conhecimento de maneira convidativa, porém, isso já não ocorre na abordagem tradicional, o professor não se preocupa com as vontades e preferências do aluno.
A escola é um local bastante minimalista, no sentido de que sirva apenas para os alunos reterem informações e que não se distraiam com absolutamente nada, já as regras são bastante rigorosas e caso não fossem seguidas haveria punição. Para ter certeza que todo o conhecimento fornecido tenha sido absorvido, há exames que tem como objetivo avaliar a exatidão de todo o conteúdo ministrado em sala de aula. O aluno que não conseguisse atingir esse objetivo seria totalmente ignorado, pois é entendido que a culpa é dele e não do professor, pois o mesmo transmitiu o conteúdo, da mesma forma para todos os alunos.
A primeira escola tradicional no Brasil foi criada em 1549, logo após a chegada dos Portugueses em 1500. A camada abastarda era privilegiada, o ensino era autoritário e bastante rígido. A escola tradicional permaneceu por aproximadamente 383 anos, e apenas em 1982 iniciou-se um movimento no período da Era Vargas com intenções de mudanças no ensino educacional do Brasil. Porém, no período da ditadura militar a escola tenicista veio à tona, escola essa com uma abordagem muito parecida com a tradicional, onde o professor é um técnico com eficiência e eficácia e o aluno é um elemento para quem o material é preparado.
Hoje em dia ainda temos várias escolas que utilizam a abordagem tradicional, pois de certa forma ela é eficaz, porém, não estamos falando da abordagem tradicional ‘original’, hoje ela é utilizada, mas muitas das vezes é modelada e acompanhada de outros tipos de abordagens.

BIBLIOGRAFIA

http://scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf
http://pedagogiaaopedaletra.com/abordagem-tradicional
http://educacao.umcomo.com.br/articulo/como-era-a-escola-no-regime-militar-20114.html
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/_files/BDxADftT.pdf
http://www.ehow.com.br/teoria-tabula-rasa-john-locke-fatos_30894/
http://cantodestudo.blogspot.com.br/2011/05/o-modelo-tecnicista-de-educacao.html


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com