TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Comportamental

Por:   •  14/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 CURSO DE PSICOLOGIA

Elisângela Rodrigues Medeiros

TÍTULO:  Condicionamento Clássico e Condicionamento Operante.

Trabalho apresentado para a disciplina de Psicologia Analítico Comportamental pelo Curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi, ministrada pela professora Thais Cazati Faleiros

Campus Mooca 2021

Condicionamento Clássico e Condicionamento Operante

Condicionamento clássico - Informa que o estímulo neutro pode ser transformado em um estímulo condicionado, produzindo uma resposta condicionada.

O condicionamento operante – envolve condicionamento de comportamento voluntário, controlável através das suas consequências – reforços e punições

O condicionamento clássico foi desenvolvido por Ivan Pavlov.

O condicionamento operante foi desenvolvido por BF Skinner.

Condicionamento Operante

Foi o psicólogo americano B. F Skinner que descobriu o condicionamento operante. Ele acreditava que o comportamento é sustentado pelos reforços e recompensas, e não por livre arbítrio.  

O comportamento operante ocorre sem nenhum estímulo antecedente externo observável. A resposta do organismo parece ser espontânea ou seja não está relacionada a nenhum estímulo observável conhecido.

Skinner usou o termo operante para se referir a qualquer “comportamento ativo que atua sobre o meio ambiente para gerar consequências” (1953).

Em outras palavras, a teoria de Skinner explicou como podemos adquirir a gama de comportamentos aprendidos que exibimos a cada dia.

Sua teoria foi fortemente influenciada pelo trabalho do psicólogo Edward Thorndike, que propôs o que chamou de lei do efeito. De acordo com este princípio, as ações que são seguidas por resultados desejáveis são mais suscetíveis de serem repetidas, enquanto aquelas seguidas por resultados indesejáveis são menos propensas de serem repetidas.

O condicionamento operante se baseia em uma premissa bastante simples – ações que são seguidas por reforço serão reforçadas e tem mais probabilidade de ocorrer novamente no futuro. 

Se você contar uma história engraçada na classe e todo mundo rir, provavelmente você vai ser mais propenso a contar essa história de novo no futuro.

Ele usou a famosa caixa de Skinner para seus experimentos. A demonstração da clássica experiência da caixa de Skinner envolvia o ato de pressionar a barra, que fora construída de modo a controlar as variáveis externas. Colocava-se o rato privado de comida na caixa, ficando ele livre para explorar o ambiente. Conforme ia explorando, o rato pressionava uma barra ativando o mecanismo que liberava uma bolinha de ração em uma bandeja. Depois de consegui algumas bolinhas (o reforço), o condicionamento costumava se estabelecer com mais rapidez.

Com base nessa experiência básica, Skinner derivou sua “Lei de Aquisição” segundo a qual a força de um comportamento operante aumenta quando ele é seguido pela apresentação de um estímulo reforçador.  

Qual a Importância do registro do nível operante?

O objetivo de se fazer o registro do nível operante era estabelecer a linha de base dos comportamentos de pressionar a barra, erguer-se, limpeza, morder, andar, farejar e ficar parado. Essa análise do repertório do indivíduo é essencial e tem como objetivo mensurar comportamentos emitidos pelo sujeito em seu primeiro contanto com a Caixa de Skinner. Isso nos permite comparar mudanças comportamentais entre antes e depois do procedimento de modelagem

Treino ao bebedouro

Nesta fase, o sujeito foi submetido pela primeira vez a beber água através do bebedouro

no experimento. É acionado o equipamento e deixando 1 (uma) gota de água disponível no bebedouro, imediatamente o rato lambeu o bebedouro, após isso é acionado o bebedouro novamente a fim de que o mesmo associasse o ruído a gota de água fornecida

(reforço).

Após, beber cerca de 3 (três) vezes, espera o sujeito afastar um pouco do bebedouro cerca de 2 cm, para acionar novamente, isso deve ser feito até que o rato ao ouvir o barulho aproxime se para beber agua. Quando isso acontecer passara para modelagem propriamente dita, e a partir de então o bebedouro é acionado somente quando o rato se aproxima da barra.

Modelagem

Modelar o comportamento do sujeito, nada mais é do que ensinar ao indivíduo um comportamento novo.

Neste caso é ensinado ao rato o comportamento de pressionar a barra que se encontra a esquerda dele e para isso usado o sistema de reforço e extinção.  

O rato aprendeu que ao ouvir o barulho ele pode se dirigir ao bebedouro que haverá agua.

Como queremos ensinar ele a pressionar a barra, toda vez que ele olhar para barra ou cheirar será acionado o bebedouro. ( reforço)

Após, um determinado passo da modelagem ter sido aprendido você deve colocar o comportamento em extinção, ou seja, parar de apresentar o reforço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (359.6 Kb)   docx (272.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com