TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE FENÔMENOS E PROCESSOS PSICOLÓGICOS

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE FENÔMENOS E PROCESSOS PSICOLÓGICOS

Estudo Guiado

1. Qual a relevância da história de Hans, o cavalo esperto, na compreensão do Zeitgeist presente na psicologia à época que precedeu o surgimento do Behaviorismo?

A história do cavalo esperto Hans foi de grande importância para a época que precedeu o surgimento do Behaviorismo visto que, até então, Watson abordava além do comportamento, a existência de uma consciência operando na mente animal. A população da época acreditava que o cavalo era realmente inteligente e era capaz de resolver cálculos extremamente difíceis e dar respostas exatas. A partir da comprovação de que o animal foi condicionado a responder com um certo comportamento a determinadas respostas, surgiu a prova e a exigência de uma abordagem experimental no estudo do comportamento animal. Após essas descobertas, as conclusões do experimento com o cavalo esperto influenciaram a tendência de Watson a impulsionar uma psicologia que abordasse não mais a consciência, mas somente o comportamento, dando início ao pensamento da abordagem Behaviorista.

2. Quais fatores presentes na ciência da Psicologia em torno de 1913 facilitaram ao aparecimento da abordagem Behaviorista?

Não havia mais consenso entre os psicólogos acerca da introspecção e da existência dos elementos mentais. Foi então que em 1913, ano marcado por uma espécie de declaração de guerra, surgiu um movimento de protesto cuja intenção era dilacerar as visões antigas, buscando uma ruptura com ambas as posições (funcionalista e existencialista). Seus lideres não desejavam modificar o passado, muito menos manter alguma relação com ele. Assim, foi estabelecido o movimento behaviorista, promovido pelo psicólogo Jonh B. Watson.

3. Quais eram as premissas fundamentais do Behaviorismo e por que elas significaram uma ruptura na maneira de se fazer psicologia à época?

Para Watson, as premissas básicas do behaviorismo eram simples, diretas e com objetividade, pois buscava uma psicologia científica que lidasse exclusivamente com aspectos e comportamentos passiveis de observação e descrição objetiva, algo visível, audível ou palpável. Rejeitava assim, elementos como “sentir”, “mente” e “consciência”, que para a psicologia do comportamento não significavam nada. A ruptura com a maneira de se fazer psicologia da época se deu pela necessidade de corte das visões antigas, que vinham se mantendo desde a época da filosofia mentalista, para que se pudesse criar uma ciência objetiva.

4. Como Watson explica o conceito de consciência?

Watson alegava que ninguém jamais havia visto, tocado, cheirado, experimentado ou transferido de um lugar a outro a consciência. Acreditava que sua definição não passava de mera suposição tão improvável quanto o conceito de alma. Desse modo, a introspecção que pressupunha a existência do processo consciente, era irrelevante e sem valor para a ciência do comportamento, assim, rejeitava qualquer termo ou conceito mentalista. Além disso, excluía a mente e a alma, com enfoque apenas em algo visível, audível ou palpável, enxergando o ser humano como uma máquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com