TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Comportamental

Por:   •  21/9/2023  •  Ensaio  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário do Distrito Federal – UDF

Disciplina: Análise Experimental do Comportamento I – Turma: N1

Exercício I

1) diferencie o Behaviorismo Metodológico de Watson do Behaviorismo Radical de Skinner. Quais foram as principais críticas recebidas por Watson e como Skinner propõe para sanar as críticas?

O Behaviorismo Metodológico de Watson enfoca o estudo do comportamento observável, rejeitando a investigação de eventos privados (mentais e internos). Watson argumentava que o comportamento é moldado por estímulos do ambiente e que a psicologia deve se dedicar a estudar esses estímulos e suas respostas.

Já o Behaviorismo Radical de Skinner expande o escopo do behaviorismo, incluindo também o estudo dos eventos mentais e internos. Skinner propõe que o comportamento é moldado pelas consequências que o seguem, através de reforçamentos positivos ou negativos. Ele acredita que as ações podem ser explicadas por eventos externos e internos, mas que é importante focar na relação entre comportamento e ambiente para entender o comportamento humano.

Watson recebeu críticas por sua abordagem reducionista, enfatizando apenas o comportamento observável e ignorando os processos mentais. Além disso, ele foi criticado por seu determinismo extremo, sugerindo que o comportamento humano é inteiramente moldado pelo ambiente.

Skinner propõe resolver essas críticas expandindo o escopo do estudo do comportamento para incluir eventos privados (mentais e internos).

2) por que é possível prever e o que significa controlar o comportamento dentro da Análise do Comportamento.

É possível prever e controlar o comportamento dentro da Análise do Comportamento devido ao foco na relação entre estímulos e respostas. A Análise do Comportamento considera o comportamento como uma função do ambiente, ou seja, a forma como um indivíduo se comporta é influenciada por estímulos presentes no ambiente em que ele está inserido.

Além da previsão, a Análise do Comportamento também busca controlar o comportamento através da manipulação deliberada do ambiente. Isso significa que, ao identificar os estímulos antecedentes e consequentes que estão influenciando o comportamento indesejado, é possível modificar esses estímulos de forma a promover a ocorrência de comportamentos mais desejáveis.

A Análise do Comportamento proporciona ferramentas para prever e controlar o comportamento humano, permitindo intervenções eficientes e eficazes para a promoção de comportamentos mais adaptativos.

Conhecendo as variáveis dependentes, consegue-se prever o comportamento. O controle acontece quando conhece as variáveis dependentes e consegue manipula-lo.

3) como Todorov (1989/2007) diferencia ambiente externo de ambiente interno? Explique os 4 tipos de ambientes que o autor apresenta.

A diferença entre ambiente externo e ambiente interno reside nas interações com o indivíduo ou grupo que está vivenciando o ambiente. Mas todas estudam a relação entre algum processo do organismo e algum aspecto do ambiente interno ou externo do próprio organismo.

Assim, a diferença fundamental entre ambiente externo e ambiente interno está na origem das interações. Enquanto o ambiente externo é influenciado por fatores exteriores ao indivíduo, o ambiente interno surge a partir dos processos mentais e psicológicos internos de cada indivíduo.

Ambientes Internos Biológicos e Históricos: Referem-se a elementos relacionados à biologia e à história do indivíduo. Os fatores biológicos internos incluem características genéticas, estrutura e funcionamento dos órgãos, influência hormonal, entre outros. Já os fatores históricos internos se referem às experiências, eventos e circunstâncias que moldaram a vida do indivíduo, como traumas, aprendizados, memórias e vivências.

Ambientes Externos Físicos e Sociais: Referem-se aos elementos do ambiente externo que afetam o indivíduo. Os fatores externos físicos são relacionados ao ambiente físico em que o indivíduo vive, incluindo características geográficas, climáticas, recursos naturais disponíveis, entre outros. Por outro lado, os fatores sociais externos dizem respeito às relações sociais, instituições, normas, cultura, valores e papéis desempenhados pela comunidade em que o indivíduo está inserido.

Embora esses termos sejam frequentemente utilizados em campos diferentes de estudo, como a biologia, história, sociologia e psicologia, eles se intersectam e se influenciam mutuamente, afetando o desenvolvimento e o comportamento do ser humano.


4) indique se os reflexos sublinhados abaixo são reflexos incondicionados (Inato) ou condicionados (Respondente/Aprendido). Identifique o estímulo (US ou CS) e a resposta (UR ou CR).

a) sentir medo do barulho do motor do dentista.

Reflexo condicionado (Respondente/Aprendido). Estímulo condicionado (CS): barulho do motor do dentista. Resposta condicionada (CR): sentir medo.

b) Ficar excitada ao beijar o namorado.

Reflexo condicionado (Respondente/Aprendido). Estímulo condicionado (CS): beijar o namorado. Resposta condicionada (CR): ficar excitada.

c) Sentir enjoo ao ver uma propaganda de cerveja.

Reflexo condicionado (Respondente/Aprendido). Estímulo condicionado (CS): propaganda de cerveja. Resposta condicionada (CR): sentir enjoo.

d) Sentir medo quando ocorre um trovão muito forte.

Reflexo incondicionado (Inato). Estímulo incondicionado (US): trovão muito forte. Resposta incondicionada (UR): sentir medo.

e) Tremer quando a temperatura está baixa.

Reflexo incondicionado (Inato). Estímulo incondicionado (US): temperatura baixa. Resposta incondicionada (UR): tremer.

f) Sentir medo na presença do namorado.

 Reflexo condicionado (Respondente/Aprendido). Estímulo condicionado (CS): presença do namorado. Resposta condicionada (CR): sentir medo.

g) Chorar quando está cortando cebola.

Reflexo incondicionado (Inato). Estímulo incondicionado (US): cortar cebola. Resposta incondicionada (UR): chorar.

h) Sentir enjoo ao entrar no hospital.

Reflexo condicionado (Respondente/Aprendido). Estímulo condicionado (CS): entrar no hospital. Resposta condicionada (CR): sentir enjoo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (149.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com