TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Institucional

Por:   •  26/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  7.993 Palavras (32 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 32

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO DE PSICOLOGIA - 7° PERÍODO

DISPLINA: PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIA

PROFESSORA: NAYARA CRISTINA CUNHA

[pic 1][pic 2][pic 3]

RELATÓRIO DE ANÁLISE INSTITUCIONAL – FUNDAÇÃO PRÓ – CURAR - SE

LORENA TAVARES

MARIANA FLÔR

PRISCILA OLIVEIRA

PATOS DE MINAS, MAIO DE 2014.

LORENA TAVARES

MARIANA FLÔR

PRISCILA OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ANÁLISE INSTITUCIONAL – FUNDAÇÃO PRÓ – CURAR - SE

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de psicologia institucional e comunitária do Curso de Psicologia, sob a orientação da professora Nayara Cristina Cunha.

PATOS DE MINAS MAIO DE 2014.

Sumário

01 – Introdução

01.01 – A Fundação

02 – Objeto de Pesquisa

03 – Objetivo da Pesquisa

04 – Justificativa

05 – Sujeitos da Pesquisa

06 – Metodologia

07 – Cronologia de Ações Realizadas

08 – Resultados e Analise dos Resultados

09 – Devolutiva

10 – Considerações Finais

11 – Referencia Bibliográfica

12 – Anexos

 

01- Introdução

Segundo Bleger, a Psicologia Institucional é um capitulo recente no desenvolvimento da Psicologia e ninguém pode, na atualidade, ostentar, nem se apoiar em uma vasta experiência. A Psicologia Institucional se insere tanto na história das necessidades sociais como na história da psicologia. Essa Psicologia não é um ramo da Psicologia aplicada, mas sim um campo da Psicologia que pode significar em si mesmo um avanço extraordinário tanto na investigação, como no desenvolvimento da psicologia como profissão.

O campo de atuação é bem extenso, instituições nas quais os psicólogos podem atuar são inúmeras, com os mais variados objetivos, atendendo populações com as mais variadas características como, creches, ONGS, hospitais psiquiátricos, associações de bairros, psicologia jurídica, psicologia do esporte, CAPS, agências de publicidades, centro psicotécnicos, abrigos, asilos, UBSs, e no campo da saúde no geral.

Os objetivos da instituição na contratação do psicólogo devem estar bem claros. A questão que deve ser trabalhada durante a intervenção (mas a contratação também pode ser apenas uma formalidade, uma obrigação a ser cumprida).

O psicólogo deve ainda conseguir compreender qual são os objetivos implícitos e conteúdos latentes que fazem parte da dinâmica.

O trabalho do psicólogo institucional exige uma visão mais crítica e um modo de atuação diferenciado quando comparado com a atuação tradicional da maioria dos psicólogos nas instituições. Estes têm atuado de forma acrítica e automática, selecionando, diagnosticando e avaliando indivíduos isoladamente, especialmente aqueles considerados “casos problemas” pela instituição. Assim, acabam contribuindo para a perpetuação da “doença”, da dominação e alienação das pessoas inseridas neste âmbito.          Em contrapartida, o psicólogo institucional deve buscar avaliar criticamente a instituição, traçando formas ampliadas de intervenção e propostas de trabalho alternativas e realistas (Vasconcelos, 1987).

Partindo deste princípio, este trabalho consistiu em investigar os pontos positivos e negativos da Fundação de Prevenção e Apoio a Pessoa com Câncer Pró – Curar – Se, com intuito de criar uma proposta, através do levantamento de dados coletados, que oferecessem sugestões de melhorias aos pontos observados.

01.01 – A Fundação

        Com o intuito de proporcionar a vivencia em sala de aula na pratica, fazendo uma revisão de todo conteúdo visto em sala de aula da Psicologia Comunitária hoje, a professora de Psicologia Comunitária, Nayara Cristina de Faria Cunha propôs aos estudantes do 7° período de Psicologia do Unipam, que os mesmos realizassem visitas periódicas em grupos de alunos para observação e acompanhamento do funcionamento de alguma instituição que atendesse a comunidade, afim de identificar os pontos positivos e negativos finalizando com uma proposta de intervenção com contribuições que pudessem atender a melhorias das dificuldades.

        O grupo composto por Lorena Tavares, Mariana Flôr e Priscila Oliveira, após uma tentativa sem sucesso de acompanhar o Centro de atendimento ao surdo, e com auxilio da professora Nayara, decidimos acompanhar a Fundação de Prevenção e Apoio ao Câncer de Patos de Minas (Procurar-se), que trabalham no auxilio na ajuda de custos com a concessão de estadia, alimentação, medicamento, auxilio nutricional e psicológico a pessoas em tratamento contra o Câncer.

        Inicialmente nos sentimos perdidos, mesmo com a orientação do professor, ficamos sem ideia do que poderia acontecer durante as visitas por não termos entendimento sobre o funcionamento de uma instituição, então focamos o trabalho na investigação, verificando cada atividade existente dentro da fundação, investigando desde os doentes e seus acompanhantes à diretora, através de entrevistas que consistiam em buscar as informações de cada setor referente às tarefas executadas por eles, visando o ponto positivo e negativo do funcionário com relação ao setor.

        Nesse sentido, pode-se verificar que somente após conhecermos todo o funcionamento da instituição, foi possível ter uma noção do que se tratava a fundação, quais eram as suas metas e objetivos e então poder traças uma linha investigativa para tentar abordar os possíveis problemas enfrentados pela fundação.

A Fundação de Prevenção e Apoio à Pessoa com Câncer – Pró – Curar – Se, surgiu em outubro de 1999. A partir de um abaixo assinado solicitando aos órgãos competentes, o funcionamento de uma clínica oncológica. Maria das Dores Soares Caixeta, Maria das Graças Silvério e Marluce Martins, deram inicio então ao sonho de criar uma associação que pudesse dar apoio emocional e psicológico aos portadores de câncer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (320.2 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com