TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Institucional

Por:   •  26/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  7.993 Palavras (32 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 32

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO DE PSICOLOGIA - 7° PERÍODO

DISPLINA: PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIA

PROFESSORA: NAYARA CRISTINA CUNHA

[pic 1][pic 2][pic 3]

RELATÓRIO DE ANÁLISE INSTITUCIONAL – FUNDAÇÃO PRÓ – CURAR - SE

LORENA TAVARES

MARIANA FLÔR

PRISCILA OLIVEIRA

PATOS DE MINAS, MAIO DE 2014.

LORENA TAVARES

MARIANA FLÔR

PRISCILA OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ANÁLISE INSTITUCIONAL – FUNDAÇÃO PRÓ – CURAR - SE

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de psicologia institucional e comunitária do Curso de Psicologia, sob a orientação da professora Nayara Cristina Cunha.

PATOS DE MINAS MAIO DE 2014.

Sumário

01 – Introdução

01.01 – A Fundação

02 – Objeto de Pesquisa

03 – Objetivo da Pesquisa

04 – Justificativa

05 – Sujeitos da Pesquisa

06 – Metodologia

07 – Cronologia de Ações Realizadas

08 – Resultados e Analise dos Resultados

09 – Devolutiva

10 – Considerações Finais

11 – Referencia Bibliográfica

12 – Anexos

 

01- Introdução

Segundo Bleger, a Psicologia Institucional é um capitulo recente no desenvolvimento da Psicologia e ninguém pode, na atualidade, ostentar, nem se apoiar em uma vasta experiência. A Psicologia Institucional se insere tanto na história das necessidades sociais como na história da psicologia. Essa Psicologia não é um ramo da Psicologia aplicada, mas sim um campo da Psicologia que pode significar em si mesmo um avanço extraordinário tanto na investigação, como no desenvolvimento da psicologia como profissão.

O campo de atuação é bem extenso, instituições nas quais os psicólogos podem atuar são inúmeras, com os mais variados objetivos, atendendo populações com as mais variadas características como, creches, ONGS, hospitais psiquiátricos, associações de bairros, psicologia jurídica, psicologia do esporte, CAPS, agências de publicidades, centro psicotécnicos, abrigos, asilos, UBSs, e no campo da saúde no geral.

Os objetivos da instituição na contratação do psicólogo devem estar bem claros. A questão que deve ser trabalhada durante a intervenção (mas a contratação também pode ser apenas uma formalidade, uma obrigação a ser cumprida).

O psicólogo deve ainda conseguir compreender qual são os objetivos implícitos e conteúdos latentes que fazem parte da dinâmica.

O trabalho do psicólogo institucional exige uma visão mais crítica e um modo de atuação diferenciado quando comparado com a atuação tradicional da maioria dos psicólogos nas instituições. Estes têm atuado de forma acrítica e automática, selecionando, diagnosticando e avaliando indivíduos isoladamente, especialmente aqueles considerados “casos problemas” pela instituição. Assim, acabam contribuindo para a perpetuação da “doença”, da dominação e alienação das pessoas inseridas neste âmbito.          Em contrapartida, o psicólogo institucional deve buscar avaliar criticamente a instituição, traçando formas ampliadas de intervenção e propostas de trabalho alternativas e realistas (Vasconcelos, 1987).

Partindo deste princípio, este trabalho consistiu em investigar os pontos positivos e negativos da Fundação de Prevenção e Apoio a Pessoa com Câncer Pró – Curar – Se, com intuito de criar uma proposta, através do levantamento de dados coletados, que oferecessem sugestões de melhorias aos pontos observados.

01.01 – A Fundação

        Com o intuito de proporcionar a vivencia em sala de aula na pratica, fazendo uma revisão de todo conteúdo visto em sala de aula da Psicologia Comunitária hoje, a professora de Psicologia Comunitária, Nayara Cristina de Faria Cunha propôs aos estudantes do 7° período de Psicologia do Unipam, que os mesmos realizassem visitas periódicas em grupos de alunos para observação e acompanhamento do funcionamento de alguma instituição que atendesse a comunidade, afim de identificar os pontos positivos e negativos finalizando com uma proposta de intervenção com contribuições que pudessem atender a melhorias das dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (320.2 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com