TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR.

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  17.215 Palavras (69 Páginas)  •  1.567 Visualizações

Página 1 de 69

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Bruno Pereira Xavier

Dalina de Souza Carvalho

Flávia Oliveira Rocha

Karine Ariane Silva

Michele Ferreira

Rute Daiane Barbosa da Cruz

Vitória de Oliveira Barbosa

ABORDAGENS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

X

A ESCOLA  QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR

BAURU

2015

Bruno Pereira Xavier

Dalina de Souza Carvalho

Flávia Oliveira Rocha

Karine Ariane Silva

Michele Ferreira

Rute Daiane Barbosa da Cruz

Vitória de Oliveira Barbosa

ABORDAGENS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

X

A ESCOLA QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR

Trabalho apresentado para a disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, sob a orientação da Prof.ª Eliane Silva Gabas.

                                                        BAURU

                                                           2015

SUMÁRIO


  • Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre as teorias da aprendizagem e a psicologia do desenvolvimento, bem como suas implicações no processo ensino aprendizagem do aluno e a construção do conhecimento pelo indivíduo, inserido em um dado contexto social e cultural. São as seguintes abordagens estudadas: Tradicional, Comportamental, Humanista, Psicanalítica, Histórico-Cultural, Construtivista, Inteligência Emocional e Inteligências Múltiplas. Dentro de cada abordagem apresentamos uma breve síntese, explicando por tópicos o conteúdo. Diante desse estudo, foi feita uma correlação entre o livro “a escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” de Rubem Alves e as abordagens acima citadas. O livro fala sobre uma escola criada em Portugal, chamada Escola da Ponte, no qual o autor conheceu e se encantou pelos seus métodos de ensino e aprendizagem simples, porém revolucionários, diferente do método tradicional dos dias de hoje. Serão apresentadas aqui as divergências e os pontos em comum, e principalmente uma reflexão sobre a aprendizagem, a escola e a relação professor-aluno. Por fim serão discutidas as perspectivas futuras do tema, bem como sua inclusão na sociedade atual.

 

 

  • Abstract

This work presents a study on the theories of learning and development of  psychology, and its implication in the process of teaching and student learning and knowledge construction by individual, data entered in social and cultural context. Are the following approaches studied: traditional, behavioral, humanist, psychoanalytic, cultural history, constructive, emotional, intelligence and multiple intelligences. Approach each present in a brief summary, explaining why start the content. Before this study was made a co-relationship between the book “the school that always dreamedv not imagine that might exist” of Rubem Alves and approaches above mentioned. Book talks about on creatd school in Portugal, bridge school called in what is known author and delighted pelso their traditional method of today. Be presented here the differences and points in common and mainly a reflection on learning, school and the relationship teacher student. Finally be discussed prospects of future issue as well as its inclusion in current society.

 


  1. INTRODUÇÃO

   

Esse trabalho tem como objetivo relacionar a historia da “A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir”, com abordagens e teorias:  psicanalítica, histórico cultural, construtivista, inteligência emocional e inteligência múltiplas, aonde cada uma terá a suas limitações.

O foco nesse trabalho é o aluno e a escola, aonde a historia  mostrara o que ocorre na ““A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” ” e a teoria complementara a ajudar solucionar problemas, tira duvidas e como lidar com o que acontece no dia a dia na escola.  

É importante ressaltar que cada abordagem trará uma técnica de aprendizagem e que de um modo geral, ambas trabalharão dentro do seu objetivo comum que é a garantia de aprendizagem, aonde nos permitira adquiri uma visão critica e construtiva de cada uma.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Resumo do livro

             Tudo começou acidentalmente num lugar de Portugal cujo nome eu nunca ouvira: Vila Nova de Famalicão. Onde vivera Camilo Castelo Branco, romancista gigante de vida trágica; Camilo se apaixonou por uma mulher casada que, por sua vez se apaixonou por ele, e os dois fugiram para viver um amor louco e criminoso. Naqueles tempos do século passado adultério era crime, o marido traído pôs a polícia ao encalço do sedutor que foi preso e passou anos na prisão - sem que o seu amor diminuísse. Imagino que o título do seu livro "Amor de Perdição" tenha sido inspirado por sua própria desgraça.

                Camilo Castelo Branco ficou cego e foi abandonado pelos amigos. De tristeza, pôs um fim à sua vida, a casa onde morou hoje é  um museu .

Existe ali um "Centro de Formação Camilo Castelo Branco", dirigido pelo professor Ademar Santos, chegou às mãos do professor Ademar um livrinho meu, velho e surrado, "Estórias de quem gosta de ensinar".

                Ademar, passou a caçar o que eu escrevia, descobrindo-me finalmente nas crônicas que publico aqui no Correio Popular aos domingos, passamos a nos corresponder via e-mail e o "Centro de Formação Camilo Castelo Branco" acabou por convidar-me a lá passar uma semana. Cada ocasião era uma aprendizagem que me assombrava. Dentre elas a "Escola da Ponte". Pedi que o Ademar me desse explicações preliminares, antes da visita. Ele se recusou. Disse-me que explicações seriam inúteis. Eu teria de ver e experimenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.2 Kb)   pdf (459.8 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com