TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 8

 ANÁLISE DA OBRA “A ESCOLA QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR”

SÃO PAULO

2018

 ANÁLISE DA OBRA “ A ESCOLA QUE EU SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR”.

[pic 1]

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO

Introdução………………………………………………………………………………………….…1

1.1 Das Abordagens…………………………………………………………………………….…...2

Comportamental…………………………………………………………………………………….3

Construtivista………………………………………...

2. ANÁLISE………………………………………………………………………………….………..4

2.2 Abordagem Comportamental…………………………………………………………………..5

Trecho 2 ……………………………………………………………………………………...6

  1. INTRODUÇÃO

Esta análise tem o objetivo de interpretar a obra A escola que eu sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir ” de acordo com as cinco  abordagens psicológicas aprendidas na disciplina de “Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem”, que são a Tradicional, a Comportamental psicanalítica, construtivista  e a Humanista.

        O autor Rubens Alves, descreve como  conheceu a “Escola da Ponte” em Alves-Portugal, visando na forma de aprendizagem onde os alunos não são submetidos ao modelo tradicional aplicado pelo  ensino do brasil. O indivíduo não é obrigado a fazer lição de casa, e sem regras, mas desempenham um papel fundamental, desenvolvendo seus próprios valores em si próprio. Uma instituição de ensino sem salas dividias, mas com espaço que todos possam aprender em equipe, ajudando um ao  outro.  

1.1 Das Abordagens

Análise

Tradicional

        Esta abordagem é a mais comum, a mais praticada nas escolas e instituições de ensino do Brasil até hoje e é tida como o “Ensino Verdadeiro”. Consiste em um ensino unilateral, no qual o professor é detentor de todo o conhecimento e o aluno é apenas receptor dos conteúdos. Vemos uma restrição por parte do aluno, pois é privado da interação e participação no processo de aprendizagem. Dessa forma, será moldado de acordo com o cronograma seguido pelo professor, não tendo, assim, uma preocupação com seus interesses ou vontades. A principal justificativa da permanência deste método tão fechado até hoje reside na sua pretensa segurança e assertividade, baseada na replicação destes saberes por gerações. A liberdade, contudo, se restringe:

                                   O homem é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas e que se decidiu serem as mais importantes e úteis para ele. É um receptor passivo, até que, repleto das informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam, assim como pode ser eficiente em sua profissão, quando de posse dessas informações e conteúdos. (MIZUKAMI, 2016, p. 8-9)

Na Escola da ponte, podemos observar que é contra o método utilizado nas escolas tradicionais, possuindo forte conhecimento em determinado assunto, onde não possui professores, que facilitam de forma formal e  ajudando as criança a obter conhecimento daquilo que tiver interesse e  deixando  que o aluno não seja, deposito de informações, assim sendo através de experiências que seja do seus interesses.    Na escola da Ponte não possui paredes, salas, maa todos  ajundam um ao outro, percebendo que a Escola da Ponte não usa o metodo tradicionais de ensino nas instituições.Na Escola da ponte, podemos observar que é contra o método utilizado nas escolas tradicionais, possuindo forte conhecimento em determinado assunto, onde não possui professores, que facilitam de forma formal e  ajudando as criança a obter conhecimento daquilo que tiver interesse e  deixando  que o aluno não seja, deposito de informações, assim sendo através de experiências que seja do seus interesses.    Na escola da Ponte não possui paredes, salas, maa todos  ajundam um ao outro, percebendo que a Escola da Ponte não usa o metodo tradicionais de ensino nas instituições.Na Escola da ponte, podemos observar que é contra o método utilizado nas escolas tradicionais, possuindo forte conhecimento em determinado assunto, onde não possui professores, que facilitam de forma formal e  ajudando as criança a obter conhecimento daquilo que tiver interesse e  deixando  que o aluno não seja, deposito de informações, assim sendo através de experiências que seja do seus interesses.    Na escola da Ponte não possui paredes, salas, maa todos  ajundam um ao outro, percebendo que a Escola da Ponte não usa o metodo tradicionais de ensino nas instituições.









Comportamental

        

        Baseada na obra do behaviorista Skinner, esta abordagem pressupõe o condicionamento operante, ou seja, o sistema de recompensas para a aprendizagem do aluno. Esta abordagem propõe uma relação bilateral entre aluno e professor, que trocarão informações para a construção do conhecimento. O essencial dessa abordagem são os reforçadores planejados, que condicionaram o comportamento do aluno e as respostas adequadas serão recompensadas frequentemente.

A partir disto, o objetivo desta proposta é a busca da maturidade, ou seja, um ser humano adulto capaz de deliberar sobre seu próprio comportamento. Acerca disso Mizukami disserta:

                               O ideal é transferir o controle da situação ambiental para o próprio sujeito de forma que a pessoa se torne auto controlável, auto suficiente. A recusa em aceitar-se a responsabilidade de controle tem como consequência deixar que esse controle seja exercido por outras pessoas. (MIZUKAMI, 2016, p. 21)

Construtivista

A abordagem desenvolvida por  Piaget  é uma construção empregada na área educação, deste o Criaram uma expectativa que a psicologia pudesse fornecer a base cientifica, a teoria seria para o desenvolvimento infantil e a medidas da diferencia do individuo, sendo desafiada em varias vertentes. No Brasil mostra-se algumas vertentes tomadas entre a psicologia e a educação e o predomino histórico em cada uma delas. A forma de desenvolvimento é bastante observada com o processo de organização e reorganização, sendo assim analise do Piaget aplica-se na situação atual vivida, onde sofre com uma explosão de aluno do processo democrático ensinado nas ultimas décadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com