TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir .

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 4

                                        UNIVERSIDADE PAULISTA

                                         PSICOLOGIA

ANA PAULA DA CONCEIÇÃO NOVAES

BRUNA JACKELINE BASTOS

FLAVIA DE SOUSA BATISTA

LORRAINE PORCINIO DOS SANTOS

MIKAELE PEREIRA DE LIMA

                                   

        A Escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir

SÃO PAULO

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

ANA PAULA DA CONCEIÇÃO NOVAES

BRUNA JACKELINE BASTOS

FLAVIA DE SOUSA BATISTA

LORRAINE PORCINIO DOS SANTOS

MIKAELE PEREIRA DE LIMA

                      A Escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir

Trabalho apresentado ao Prof ª Lia Pinheiro da Disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem como requisito parcial para obtenção da média semestral.  

SÃO PAULO

2014


SUMÁRIO

[pic 2]

1. INTRODUÇÃO        1

2. METODO        2

3.RESULTADO        3

4.DISCUSSÃO        4

BIBLIOGRAFIA        5


[pic 3][pic 4]

1. INTRODUÇÃO

O Presente trabalho é sobre Percepção, Mais concretamente iremos falar sobre os processos perceptivos que é um processo psicofisiológico através do qual o sujeito organiza e interpreta os estímulos do meio que foram captados através dos orgãos do sentido (sensação), permitindo-nos identificar os objetos e acontecimentos significativos.

Há também as características especificas dos estímulos que podem determinar esses fenômenos. Estímulos são selecionados e o mais perceptível passa a ser a figura. Nesse fenômeno de figuras reversíveis, é impossível identificar as duas figuras ao mesmo tempo, mesmo sabendo da existência delas.
Uma das imagens sempre será vista primeiro e a outra pode ser percebida depois ou não.

                     O objetivo deste trabalho e compreender um pouco sobre a influência de estímulos no modo percetivo de cada um dos indivíduos entrevistados.

2. METODO

Entre os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa estão:

- Pesquisa documental de depoimentos escritos, fotografias e sites sobre o assunto;

- Análise em profundidade dos estudos de Myers, considerando que mostram transformações nos modos de percepção, na produção de significados da imagem  utilizada;

- Realização de entrevistas com pessoas em seu ambito de trabalho,

Considero os procedimentos: entrevistas com pessoas em se horário de descanso, com questões pré-formuladas para se obter uma boa compreensão sobre a relação imagem/percepção. 

Esperam-se como resultados, o entendimento sobre como o ambiente e estado emocional, podem influenciar no modo de percepção dos entrevistados.

3. RESULTADOS

O teste foi aplicado em 13 participantes escolhidos aleatoriamente pelos componentes do grupo, dentre os participantes temos pessoas do ambiente de trabalho, do sexo feminino e masculino, a faixa etária varia de 20 a 30 anos de idade e profissões diversas.
Para aplicação do teste foi utilizada uma figura ambígua reproduzida em papel, na qual, permitia duas interpretações seguidas, de um rosto de um senhor com barba de perfil e dois senhores um em pé e outro ajoelhado.

Para obtenção de dados, orientamos os participantes do que se tratava o teste, na qual consistia em apresentar uma figura aos participantes e que os mesmos descrevessem o que era possível visualizar. Todos os participantes foram informados que tal atividade não era um teste psicológico, mas sim um exercício de formação acadêmica. Portanto não haveria respostas certas ou erradas, e que tal atividade apresentaria como resultado final nosso entendimento sobre Percepção.

Após orientamos os participantes, apresentamos a figura e entregamos a eles para que pudessem melhor manusea-la e assim em ambiente de trabalho identificaram as imagens, foram dados 5 minutos para cada participante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com