TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epistemologia da Psicologia

Por:   •  1/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

ATIVIDADE AVALIATIVA 2

DATA DA ENTREGA DO MATERIAL VIA PORTAL: 16/04/2020

Resumo de toda matéria e comentário critico:

Cap.7: Os Pioneiros Pais da Psicologia

Dentre os pioneiros da Psicologia podemos destacar Fecher e Wundt, sendo este considerado o PAI da psicologia científica.

FECHER (1801-1887): Filósofo, físico e místico tinha preocupação com Deus e a Alma. Considerado um marco da história da Psicologia baseava no ponto Central em encontrar a relação existente entre corpo x mente, físico x psíquico. Nos estudos realizava Testes dos processos psicológicos com métodos das ciências exatas e buscava demonstrações que existe uma ligação entre esses 2 mundos (paralelismo) de forma matemática e quantitativa. Surgimento de métodos psicofísicos experimentais e quantitativos dando início a uma nova ciência: psicometria.

WUNDT (1832-1920) Defendia a Psicologia como ciência autônoma e experimental. Utilizou como objeto de estudo a Consciência ou os fatos conscientes. Os métodos como fundamentação de seu trabalho foram baseados na :1.observação 2. Experimentação3.Quantificação 4Introspecção, sendo este último como fruto de produtos sociais e culturais. Estudou a química mental, a mente executando uma síntese criadora processada através da associação: 1.Fusão 2.Assimilação 3.Complicação. No Materialismo Científico: relacionava os fenômenos psíquicos X fisiológicos, CorpoX mente. E no Paralelismo Psicofísico a CAUSA afeta CORPO e a MENTE ao mesmo tempo. Ele acreditava que a vida mental era fruto das experiências e não das ideias inatas (empirismo). Interesse de Wundt era estabelecer as relações reais entre muitas coisas que já existiam, mas ainda não tinham sido sistematizadas. As Faculdades Mentais e Processos Mentais eram um dos estudos analisados no seu laboratório, fundado em 1879.

O Estruturalismo

Inicia a estruturação da Psicologia no Início sec XX com estudo, reconhecimento, análise e crítica da Nova Ciência. Ocorre a formação de 5 escolas: Estruturalismo, Funcionalismo, Psicanálise, Gestalt e Behaviorismo. Sendo que as grandes escolas do séc XX iniciam nos EUA concedendo uma abertura e tolerância aos diversos caminhos da pesquisa.

TITCHENER(1867-1927) representa o máximo do estruturalismo. Seguiu os fundamentos de Wundt. A definição de acordo com Estruturalismo é que a A PSICOLOGIA torna ciência da consciência ou da mente. Qual o verdadeiro conteúdo da mente e a maneira pela qual se estrutura? Justificando assim o nome da escola: ESTRUTURALISMO. Em seus estudos acredita que o Sistema Nervoso esteja em ligação direta entre o físico e psíquico. Conteúdos que compõe a mente e toda a vida psíquica é construída a partir de elementos, como: sensações, imagens, afeições e sentimentos. A Vida Psíquica pode ser realizada com treinamento e preparo. Método como Experimentação e Introspecção (o quê? por quê?, como?) pode ser evidenciados no Estruturalismo, além do paralelismo CORPO X MENTE. Não houve muito interesse nas diferenças Individuais e os problemas práticos do dia a dia, buscava leis gerais. Essa escola também foi alvo de muitas críticas: poucos adeptos, mas contribuiu de forma marcante a história da Psicologia para que torna-se uma verdadeira Ciência.

O Funcionalismo

Exclusivamente Norte Americana baseou nas ideias evolucionistas de DARWIN, psicologia do Ato, Fenomenologia e naturalismo de Rousseau. Tinha uma reação organizada e sistematizada contra escolas de TITCHENER E WUNDT e basicamente as diferenças eram que no estruturalismo analisava a mente e sua estrutura e no funcionalismo surgem perguntas do tipo: Para que serve? Qual a função? Funcional com Praticidade, para os funcionalistas a Consciência é capaz de dirigir o comportamento e ajustar o Homem nas condições ambientais (meio físico e social). A Função da Consciência não é CONHECER, mas se ADAPTAR.

DEWEY (1869-1952) Atividade Psicológica não pode ser dividida em partes, mas é um todo contínuo. Critica o elementismo, atomismo e desenvolve uma Psico Funcional de Totalidade (aspecto mental x físico não são isoladas ideia do interacionismo). Psicologia aplicada busca resultados práticos, utilitários e adaptativos. Não se preocupa com conteúdo em si (mente humana)

ANGELL(1869-1949)Fundamenta-se basicamente em Dewey. Aspectos do funcionalismo. (Como) se interessa pelas condições que surge os processos mentais. Identificar a função da consciência e de processos mentais específicos como juízo, vontade, raciocínio (sendo que a consciência está presente em todos esses). A função adaptativa da mente e a interação entre Psiquismo e o Físico fornece uma dimensão de método específico de estudo para Angell.

CARR (1873-1954): A psicologia como atividade mental é um processo no qual a percepção, a memória, imaginação e sensação conduzem para a aquisição, fixação, organização do conhecimento. Este por sua vez orienta o comportamento humano, sob uma visão também psico física. Nos estudos dos processos mentais a introspecção, observação objetiva e observação externa são muito utilizados nos métodos de Carr. Sendo que este último, observação externa, tem importância nos produtos sociais como: linguagem, artes e políticas.

O Behaviorismo

Esta escola também chamada “Psicologia do Comportamento”, teve início com Watson (EUA) e sofreu influências da: Teoria de Darwin, Thorndike, hedonismo e reflexologistas russos.

THORNDIKE (1874-1949): Considerado Precursor do Behaviorismo e de grande importância para Educação. Através do Processo da lei do efeito, A explicação do comportamento humano através de uma conduta rigorosa e sistemática através da elaboração de princípios da aprendizagem (ensaio e erro) Lei do efeito: quanto mais frequente, mais recente e maior o vínculo exercido maior a fixação de um determinado aprendizado. Observou-se também que na educação a satisfação e a recompensa exercem resultados mais satisfatórios.

WATSON (1878-1958): Fundador do sistema Behaviorista adotou métodos que se assemelham aos das ciências físicas e a base de estudo na psicologia animal (Materialismo científico) Estudo da mente e da consciência e abolição do extranatural. O Homem possui heranças de estruturas corpo e funcionamento e não herdou as características mentais, como ex a inteligência. O comportamento e o processo de aprendizagem são inteiramente dependentes e sofre intervenção direta do meio ambiental e social (Condicionamento S-R).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com