TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epistemologia da Psicologia

Por:   •  1/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Graziela Amélia Lopes

Disciplina: Epistemologia da Psicologia

Data: 01/04/2020

Atividade Avaliativa 1:

  1. Explique o que você entendeu por objeto de estudo da psicologia.

Por ser uma área de conhecimento cientifico recente, a psicologia, o seu objeto de estudo tem algumas diversidades. Sabemos claramente que é o homem, como outras ciências humanas, porem  os cientistas e pesquisadores discutem essa relevância pois ao estudarmos o homem estudam a si mesmo pois estão intregrados como homem ao objeto de estudo.

A psicologia se caracteriza por uma diversidade de objetos de estudos, justifica-se dizer pois os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem, ser acessíveis ao mesmo nível de observação, sendo assim, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação. O objeto de estudo seria aquele que pudesse juntar uma ampla variedade de fenômenos psicológicos. E mediante essa analise observa-se que não existe uma psicologia mas Ciências psicológicas.

  1. Define o conceito de subjetividade.

A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nos vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é um síntese que nos identifica, de um lado por ser única, e nos iguala, de outro  lado, na medida em que os elementos que a constituem são experiênciados no campo comum da objetividade social. Esta síntese, a subjetividade, é o mundo de ideias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivencias e de sua constituição biológica; é também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais.

A subjetividade nada mais é:  aquilo que nos particulariza, nos individualizado do outro individuo. Caracteriza-nos como ser humano individual, único, onde constrói e transforma o mundo (externo e interno).

  1. Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?

Porque não são construídas no campo da Ciência, a partir do método e dos princípios científicos.

  1. Sabe-se que os pioneiros da psicologia científica foram Fechner e Wundt. Descreva a contribuição de cada um para o surgimento da psicologia como ciência.

Fchener autor da obra “Elementos da Psicofisica”, tem como ponto central de sua obra era encontrar a relação existente entre MENTE x CORPO – FISICO X PSIQUICO;  considerava que as sensações só poderiam ser testadas através de estímulos, ao modificar um estimulo aumentando-o ou diminuindo-o , este iria modificar, mais ou menos, as sensações.

Wundt autor do livro “Elementos da Psicologia Fisiológica”; fundou um laboratório para pesquisas psicológicas por conta disso liga-se a ele a paternidade da psicologia como ciência autônoma e experimental.  

Ele não só reúne, mas classifica e agrupa os elementos da vida mental, determina os elementos da vida mental, determina seu objeto e objetivo , enuncia seus princípios e os seus problemas, estabelece os métodos de estudo, enfim, estrutura e normatiza a psicologia. Surge assim uma nova definição para psicologia: a psicologia deixa de ser o estudo da vida mental e da alma e passa a ser o estudo da consciência ou dos fatos conscientes, deixando de ser assim um apêndice da filosofia e da fisiologia tornando uma ciência autônoma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com