TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA

Por:   •  27/8/2018  •  Resenha  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIFAMMA

EDMILSON CUNHA DE CAMARGO JUNIOR

RESUMO DOS CAPÍTULOS 4 E 5 DO LIVRO “HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA”

MARINGÁ – PARANÁ

2018

Esta pesquisa tem por objetivo sintetizar as principais ideias de Wundt e seu estudo sobre o estruturalismo e funcionalismo  e  Titchener com seu estudo do estruturalismo, abordado por Duane P. Schutz e Sydney Schutz no livro “História da Psicologia Moderna”.

Wilhelm Wundt, nasceu na Alemanha em 1832 e morreu em 1920. Iniciou seus estudos na área da Medicina, mas logo percebeu não ter tanta afinidade pela área, especializando-se em fisiologia. Wundt tornou-se ainda professor de filosofia da University of Leipzig, onde instalou seu laboratório, que futuramente exerceria uma enorme influência no desenvolvimento da psicologia moderna. Lançou ainda a revista Phifosophical Studies, onde escrevia sobre ética, lógica e psicologia social e cultural. Certamente contribuiu de tamanha forma para o conhecimento cientifico da Alemanha, porém não recebeu toda atenção que merecia na sua época, pois entre 1900 e 1920, nascia uma nova psicologia nos Estados Unidos, uma psicologia que ficava um pouco distante das ideias de Wundt, mesmo assim, continuou com seu trabalho até a morte.

        Com a instalação do laboratório de Leipzig e o lançamento da revista, Wundt deu início à psicologia experimental, onde pesquisou sobre a sensação e percepção, atenção, sentimento, reação e associação. Para dar início a essa nova psicologia, Wundt teve ajuda de um professor da Leipzig, Gustavo Theodor Fechner, a qual havia publicado 15 anos antes de Wundt com o objetivo de compreender a relação entre os universos mental e material.

Wundt teve como objetivo de estudo a consciência, utilizando o método da análise ou da redução. Wundt acreditava que os elementos da consciência eram dinâmicos, tendo papel ativo em organizar o próprio conteúdo.

Sobre o voluntarismo para Wundt: Refere-se à força de vontade própria em organizar e sintetizar o conteúdo da mente, porém Wundt reconhece ser básicos os elementos da consciência..

Sobre as experiências mediatas e imediatas: É algo além dos elementos de uma experiência, ou seja, é a forma usual de empregar a experiência para adquirir o conhecimento. Exemplo: Olhar pela janela um termômetro marcando 10ºC ( experiência mediata); Sair de casa sem blusa e sentir a temperatura de 10ºC ( experiência imediata)

Sobre o método da introspecção, auto exame do estado mental):   Método proposto pro Wundt para que haja o autoexame do estado mental. Tal método é também utilizado pela física para estudar a luz e o som e pela fisiologia na pesquisa dos órgãos dos sentidos.

Ao definir o objeto de estudo e metodologia, Wundt traçou suas metas para a experiência consciente, são elas: Analisar os processos conscientes, descobrir como esses elementos eram sintetizados e organizados, e por fim, determinar as leis da conexão que regiam a organização dos elementos.

Sensação e sentimento para Wundt.

Sensação para Wundt, surge sempre de um estímulo entre um órgão e o cérebro. Sentimentos para Wundt é o comportamento subjetivo da sensação, que quando se torna algo mais complexo, resulta na qualidade do sentimento. Assim, Wundt propôs a teoria trimensional do sentimento, sendo eles: Prazer/desprazer, tensão/relaxamento e excitação/depressão. Para Wundt, a apercepção, processo pelo qual elementos mentais são organizados, é um processo ativo e dinâmico, e não estático e mecânico como defendido pela maioria dos empiristas e associonistas britânicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com