TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Psicologia Moderna

Por:   •  24/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.485 Palavras (14 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Maria Gabriela dos Santos Vieira                                         C6606B0

Renata da Fontoura Silva                                                     C612979

MODELAGEM DO COMPORTAMENTO:

Rato virtual Sniffy

Campus JUNDIAÍ

2016

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Maria Gabriela dos Santos Vieira                                         C6606B0

Renata da Fontoura Silva                                                     C612979

MODELAGEM DO COMPORTAMENTO:

Rato virtual Sniffy

Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina Psicologia Geral e Experimental, ministrada pelo professor Dr. Gabriel Fachini.

Campus JUNDIAÍ

2016

[pic 3][pic 4]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1        Objetivo        6

2.        MATERIAL E MÉTODO        7

2.1        Sujeitos        7

2.2        Procedimento de coleta de dados        7

2.3        Análise de dados        7

3.        RESULTADOS        9

4.        DISCUSSÃO        14

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17


  1. INTRODUÇÃO

        Segundo HERMETO e MARTINS (2012) em 1890 a psicologia já havia sido consolidada como uma disciplina cientifica, mas os psicólogos da época sentiam a necessidade de que a disciplina tivesse uma base cientifica e objetiva. E por acharem a introspecção de William James subjetiva, as teorias nela fundamentadas não podiam ser mensuradas e refutadas, e para que a psicologia fosse uma ciência, deveria tão somente basear-se em fenômenos observáveis e mensuráveis, surgem então os estudos laboratoriais. Criaram experimentos para observar o comportamento de animais, em condições estritamente controladas e planejadas, e a partir desses testes elaboram teorias de aprendizagem, memória, condicionamento e o modo em como os seres humanos interagem com o ambiente.

         Ivan Pavlov demonstra o condicionamento clássico, e B.F Skinner evidencia os efeitos do condicionamento operante. Schultz e Schultz (2015) nos relata que Pavlov trabalhou com três questões principais; a primeira sobre as funções dos nervos cardíacos, a segunda envolvia as glândulas digestivas primárias e por ultimo a terceira, foi o estudo do reflexo condicionado, mais conhecido como estudo da salivação de cães. Já Skinner segundo HERMETO e MARTINS (2012) propôs uma reformulação do conceito “estimulo-resposta” e trouxe a teoria do “condicionamento operante” com experimento com ratos, criando a famosa “caixa de Skinner”, pela qual o comportamento é moldado por consequências e não estímulos.

        HERMETO e MARTINS (2012) dizem que o experimento de condicionamento de Pavlov era realizado com cães, usando dispositivos implantados cirurgicamente para medir o fluxo de saliva quando os animais eram alimentados. E Pavlov notou que os cães salivavam não só quando comiam, mas também ao sentir o cheiro e ao ver tanto a comida, como os cuidadores, pois associavam ver alguém de jaleco a comida. O estimulo ainda de acordo com HERMETO e MARTINS (2012) ocorria da seguinte forma: Um estímulo incondicionado (como exposição à comida) – provocava um reflexo incondicionado (salivar) – e se um estímulo incondicionado fosse seguido por um estimulo neutro (como o toque de um sino) – um reflexo condicionado se desenvolvia e depois de repetidos episódios, o estimulo condicionado (toque do sino) por si só – provocava o reflexo condicionado (salivar).

        Nesse sentido Schultz e Schultz (2015) dizem que o reforço (o que aumenta a probabilidade de uma resposta) é necessário para que a aprendizagem ocorra. E para isso; primeiro era apresentado o estimulo condicionado, e em seguida o pesquisador apresentava o estimulo incondicionado, e após certos números de pareamentos o animal passava a salivar somente com o estimulo condicionado. HERMETO e MARTINS (2012) afirmam que Pavlov concluiu que a comida oferecida aos cães era um “estimulo incondicionado” porque suscitava em reflexo que não fora aprendido, ou incondicionado (salivação), e que em outros testes ele concluiu que reflexos condicionados podem ser “desaprendidos” caso o estimulo condicionado fosse repetido inúmeras vezes, sem ser seguido da oferta da comida.

        Referente ao comportamento operante de Skinner, de acordo com HERMETO e MARTINS (2012) ele não discordava do condicionamento clássico descrito por Pavlov, mas considerava muito especifico por incluir a introdução deliberada de um estimulo condicionador, para Skinner as consequências de uma ação eram mais importantes para a formação do comportamento, do que qualquer estimulo que a procedesse. E com base em experimentos concluiu que o comportamento é aprendido a partir de resultados das ações.

        Skinner ainda de acordo com HERMETO e MARTINS (2012) utilizou em seus experimentos ratos como objeto de estudo, em uma caixa que depois ficou conhecida como “caixa de Skinner”, dentro dela havia uma alavanca, que toda vez que fosse pressionada pelo rato, liberava comida. E funciona da seguinte maneira: uma ação (por exemplo, o rato pressionar a alavanca); tem um resultado (uma oferta de comida) e leva a uma maior probabilidade de ocorrência desse comportamento e estimula a repetição da ação. Essa frequência era registrada e em comparativos Skinner observou que os ratos que recebiam o reforço positivo (comida) em resposta ao ato de pressionar a alavanca, tinham seu comportamento influenciado, se comparado a ratos que não recebiam o reforço. Concluindo que os animais são condicionados pelas respostas que recebem por suas ações e do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com