TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da psicologia moderna

Por:   •  4/3/2018  •  Resenha  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  2.066 Visualizações

Página 1 de 7

2-  Faça uma comparação e destaque os pontos divergentes das posiçoes de James mill e de john acerca da natureza da mente. Qual dessas visoes teve impacto mais duradouro na psicologia?

O que teve mais impacto duradouro foi a teoria de john stuart por dizer que a mente humana é dotada de ideias e não devem mecanismo mecanico.

3- Defina empirismo materialismo positivismo e quais contribuiçoes de cada um para nova psicologia?

Empirismo: Busca do conhecimento mediane a observação da natureza e a atribuição de todo conhecimento a experiencia

Postivismo: Doutrina que reconhece apenas fatos que são objetivamente observáveis.

Materialismo: Doutrina que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos pela existencia e nartureza da matéria.

todos contribuiram juntamente para evolução da psicologia

4- descreva definição de locke sobre o empirismo. quais seus conceitos de sensaçao e reflexão e o de ideias simples e complexas.

O empirismo: estava relacionado com o desenvolvimento da mente ou seja a forma como ela dquiria o conhecimento de acordo com a visão empriista a mente evolui com  acumulo das experiencias sensoriais

5- explique o conceito de mecanicismo, como esse conceito foi aplicado ao seres humanos?

Mecanismo: Doutrina para o qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passiveis de explicação pelas leis da fisica e da quimica

 

6- Como as ideias de berkeley desafiaram a visão de locke sobre a distinçao entre as qualidades primária e secundária? O que Berkeley quis dizer com a frase percepção é única realidade?

Através da percepção a mente de acordo as ideias de Berkeley há uma extensa ondização de ideias.

Qual é a explicação de descartes para o fucionamento e a interação do corpo humano e da mente humana? qual papel do conarium?

7- Um deles, no entanto, René Descartes, contribuiu diretamente para a história da psicolo gia moderna. Mais do que ninguém, ele libertou a pesquisa dos rígidos dogmas teológicos e controlado durante séculos.

 Ele simbolizou a transição da Renascença para a moderna era científica, ao aplicar a idéia do mecanismo do relógio ao corpo humano. Muitos acreditam que, com isso, ele inaugurou a psicologia moderna.

8- Como descartes diferenciava as ideias inatas das ideias derivadas?

As derivadas são produzidas pela aplicação direta de um estimulo externo as inatas surgem da mente ou da consciente idependentemente das experiencias sensoriais ou dos estimos externos.

9-  Qual é a diferença entre a visão de descartes a respeito da questão mente corpo e as visoes anteriores?

Antes de descartes a teoria predomeninantte afirmava ser a interação estava neste e eo corpo essencialmnte unilateral . A mente era capaz de exercer grande influencia sobre o cirpo enquanto este exercia pouco efeito sobre a mente.

10- Como o trabalho de Hartley superou os objetivos dos demais empiristas e associaniostas ? como hartley explicava a associação?

Para dartley a lei fundamental da associação é a constiguidade que usou como base pra explicar os processos da memorização do raciocinio da emoçaão e voluntária ou involuntária

11- Qual é a relação existente entre o desenvolvimento do relógio e dos automatos e as ideias do determinismo e do reducionismo

Comparado com mecanicismo do relógio o universo funcionava perfeitamente sem qualquer interferencia externa já que fora criado e colorido em funcionamento por Deus. Desse modo a comparação do inverso com o relógio abrange a ideia do determinismo mais especificamente a creana  de que qualquer ação é deterinado pelos eventos do passado

12- O que é abordagem quimica mental para associação? Quala é a relação entre essa abordagem e a noção da mente semelhante e uma máquina?

Porcausa dos seus trabalhos abordando diversos topicos john stuard mill tornou se contribuinte influente no que logo se transformou formalmente na nova                                                                                                                             ciencia da psicologia

13- Quais as implicaçoes da máquina calculadora de Babba na nova psicologia? Descreva a contribuição de ada lvelace para o trabalho de Babbage

Podemos nota que babrbrage pode não ter sido o primeiro a desenvolver uma maquina de calcular mecanica

14- porue o pato mecanico causou tanta sensação em paris de 1739? qual é a relação disso com o desenvolvimento de uma nova psicologia?

O pato mecanico na época não tinha nada igual era o unico aparelho mecanico devido a isso chamou muito a atenção mudando a historia da psicologiua

15- Porque os relogios foram coniderados modelos para o universo fisico?

Porque o univrso tem sua precisoao fisica o seu tempo sua cronometragem

Contribuições do Empirismo à Psicologia

A filosofia que alimentou a nova psicologia era o espirito do mecanismo (universo como uma grande maquina)  Essa doutrina afirmava que todos os processos naturais são mecanicamente determinados e podem ser explicados pela lei da fisica

Devido à sua visibilidade, regularidade e precisão, os pesguisadores começaram a con

siderar os relógios como modelos para o universo fisico, perguntando-se se o próprio

mundo não poderia ser um vasto relógio construído e movido pelo Criador”.

O Universo mecanico.

Po

siderar os relógios como modelos para o universo fisico, perguntando-se se o próprio

mundo não poderia ser um vasto relógio construído e movido pelo Criador”.

o filósofo francês René Descartes — responderam à pergunta com uma afirmação e

passaram a considerar o universo “um grande relógio”

 O funcionamento de máquinas como os relógios podia ser compreendido por meio da sua análise e redução aos seus componentes básicos. reduzindo-o às suas partes mais simples: moléculas e átomos. O reducionismo como método de análise iria carac terizar todas as ciências em desenvolvimento, incluindo a nova psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com