TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Estágio na Formação Docente e a sua Contribuição para a Construção da Identidade do Professor de educação infantil.

Por:   •  18/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Ana Cristina França Martins RGM: 30784051

CURSO: Pegagogia Licenciatura POLO: Santos Boqueirão

PRÁTICA DE ENSINO – ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE 1

Importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.  

Inicialmente podemos até achar que o estágio seja desnecessário para a formação de um professor.

Mas quando vamos colocar em prática percebemos a real importância do mesmo em nosso dia a dia.

O estágio nos proporciona uma vivência de grande valia, aprendemos a nos relacionar e também assistimos de perto uma outra pessoa exercendo o que também faremos daqui um tempo com a vantagem de aprendermos assistindo e praticando.

Podemos praticar tudo que aprendemos na teoria: cuidar, educar e brincar.

Isso só torna o nosso currículo muito mais rico e nossa vivência também, com o auxílio do professor podemos auxiliar no desenvolvimento de brincadeiras e atividades que proporcionem a aprendizagem.

A minha experiência com o estágio começou um pouco mais de um mês com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos.

Observando a atuação dos professores com o desenvolvimento do planejamento semestral, percebo que nem sempre sai como gostaríamos...o que planejamos as vezes para ser feito numa tarde, é concluído em minutos ou muitas vezes não conseguimos concluir por eles se dispersarem facilmente.

Mas isso não deixa de ser um aprendizado, até porque eles são pequenos, isso nos faz tentar achar outras maneiras de lhe prender a atenção.

O estágio nos permite o contato direto com vida escolar nos levando a vivenciar o processo de ensino e aprendizagem sob a ótica do educador, conhecer as alegrias da docência e os desafios que serão enfrentados pelo futuro professor/a.

Os autores Vygotsky, Leontiev e Elkonin procuram espalhar suas teorias sobre educação infantil, e se fazer entender mais a fundo o que é o desenvolvimento infantil, como o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional, tendo como foco o papel do educador auxiliando no desenvolvimento infantil.

A educação para crianças pequenas eram vistas como ferramentas de assistência ou para preparar o aluno para o ensino fundamental.

Então iniciam os debates acerca da função do ensino para crianças pequenas, chegando à conclusão que ela tem que ter como propósito cuidar e educar, tirando o ensino como objetivo direto e colocando as relações educativa.

Na conclusção de Vigotski, Leontiev e Elkonin o educador não pode ser apena entendido como alguém que estimule e acompanhe a criança em seu desenvolvimento, mas sim aquele que transmite a criança os resultados do desenvolvimento histórico, organizando e mediando a atividade da criança, promovendo o desenvolvendo seu psiquismo.

A escola é um dos espaços sociais e educacionais fundamentais para as crianças se desenvolverem, a partir do trabalho do professor, os princípios humanos, éticos para serem bons cidadãos na sociedade.

E esse é o nosso papel,como futuros professores.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com