TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DOCENTE X CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR LÚDICO

Por:   •  12/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Geni Elma Nunes Brito Vieira¹

Maxiele Pâmela Ellwanger ²

        

RESUMO

[pic 2]

Palavras-chave: Formação Docente. Aprendizagem. Professor Lúdico.

1. INTRODUÇÃO

[pic 3]

[pic 4]

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

[pic 5]

Atualmente muito vem sendo discutido, sobre o futuro da educação, sobre onde estão as falhas e onde estão os acertos, porém não nos cabe discutirmos aqui sobre isto, o que vem em pauta a nós agora, é como a formação do professor influência e contribui em sua prática docente.

Quando escolhemos ser professor, é por que algo nos chamou atenção de forma a nos impressionar e quando começamos a nossa formação e a atuar na área vemos então se cumprir o que nos disse Freire, vemos que é impossível ser professor sem que nada mude em nós. E o que quero dizer é que nós devemos nos permitir estarem abertas as mudanças, ao que é novo, principalmente no que for para melhorar, nossa prática como professor e, a aprendizagem de nossos alunos, devemos estar ciente, que assim como ensinamos, aprendemos muito também, pois as crianças com seu espírito alegre, carinhoso e curioso, nos ensinam coisas, que a teoria não nos conta, e que devemos presenciar e viver de forma alegre e afetiva com nossos alunos.

        É claro que diante disso, aparecem vários questionamentos, tais como, passar para a prática aquilo que aprendemos na teoria, ou como superar a frustração de não conseguir passar ou concluir com os alunos as aulas planejadas. Essas são dúvidas muito frequentes para os que já estão atuando e para os que ainda não estão. Porém sabemos que para por em prática o que aprendemos na teoria, devemos ter esperança e perseverança e entender que tudo depende da realidade de cada escola, aluno e professor.

Logo, vemos o quanto é importante ter esperança, pois é ela que nos movera adiante para construirmos junto com nossos alunos um significante aprendizado, reconhecendo que ensinamos e aprendemos com nossos alunos, e que não devemos nos preocupar com a quantidade de conteúdos passados, mas sim com a qualidade deles, e principalmente com o tempo de aprendizagem de cada aluno, pois sabemos que cada um aprende em seu tempo, e não da mesma forma, por isso devemos ter cuidado e carinho em planejar nossas aulas de acordo com as necessidades e níveis em que nossos alunos estão.

 E assim também, como o que se foi falado anteriormente, devemos ter cuidado com a realidade dos alunos, as teorias aprendidas por nós só poderão passar para a prática se elas estiverem de acordo ou puderem ser adaptadas para a realidade de nossos alunos, e este é um fator muito importante, pois sabemos que quando desconsiderada a realidade do aluno ele terá maior dificuldade para entender, e quando usada à realidade dele ou próxima a ele percebe-se grande facilidade de compreensão e de participação dos alunos, pois ele só comentará sobre o que ele vê, participa e faz. Assim pode nos confirmar Santomé, p. 95.[pic 6]

Assim vemos que considerar, a realidade e a cultura do aluno, é muito importante para seu desenvolvimento social e de aprendizagem, bem como ampliando suas habilidades e valores, preparando-o para agir de forma crítica frente à sociedade, sabendo correlacionar-se com os outros.  Percebemos também que quando se é estudado um conteúdo, partindo do contexto de vida dos alunos eles participam mais empolgados, e é possível se ter uma aula produtiva e cheia de aprendizagem.

E sabemos que para que essa aula se torne definitivamente mais produtiva e cheia de aprendizado, devemos usar a ludicidade como nossa aliada. Pois sabemos que a ludicidade torna a aula mais prazerosa, divertida e produtiva.

Porém sabemos que muitas vezes passar essa ludicidade para a prática se torna difícil para alguns professores, alguns por insegurança e outros por desanimo e falta de vontade, mas para que isso venha mudar, devemos procurar priorizar nossa formação como professor lúdico e nos manter sempre nos atualizando e pesquisando tudo que é novo e interessante para nossos alunos, como a internet, por exemplo, os alunos adoram os computadores e vivem com a tecnologia, mas muitos professores não os levam para a sala de informática, muitas nem a conhecem na escola, e isso mostra que muitos professores têm insegurança quanto à tecnologia e tem medo de não saberem lidar, “mexer” ou corresponder às perguntas dos alunos, outras vezes muitos professores se acomodam por acharem que não será possível realizar atividades lúdicas com seus alunos, por serem indisciplinados, porém muitas dessas vezes a indisciplina ocorre por falta dessas atividades lúdica, pois vamos imaginar, se para um adulto é difícil permanecer quase quatro horas sentado estudando, imagine para crianças que são cheias de energia e toda movimento, por isso nós professores não devemos ignorar o lúdico em nossas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com