TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação Profissional

Por:   •  9/6/2019  •  Resenha  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha:

Temas da semana acadêmica de psicologia da Faculdade Pitágoras: Brumadinho, porte de armas e política, saúde e violência.

Nessa semana acadêmica da faculdade Pitágoras – Psicologia para quem? Nos deparamos com temas complexos para a nossa realidade. Estamos vivendo um momento onde as escolhas feitas afetam tanto nossa existência física como nossa existência mental.

O primeiro tema que tivemos acesso nessa semana muito importante para a psicologia foi o grave acidente (não acidente) de Brumadinho. As situações de emergências e desastres trazem também um profundo abalo psicológico. Nesse sentido, de forma súbita, a vida deixa de ser como era. Essas mudanças inesperadas e dolorosas provocam adoecimento e sofrimento psíquico.

Há uma área de estudo dentro da psicologia que trata de como psicólogos podem ajudar em situações como esta. Este tema é discutido no mundo todo. Aqui no Brasil há até uma instituição que trata desse assunto: a Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências. Aliás, podemos destacar um ponto muito importante nesse momento que nós psicólogos nos deparamos constantemente, que é: “Em todo desastre físico, haverá também um desastre psicológico.” Ainda que psicólogos não ofereçam psicoterapia nestas situações, eles podem ajudar as pessoas a reconstruírem sua própria força interior e a iniciarem um processo de recuperação. Isto pode incluir ajudar as pessoas a tomarem pequenos objetivos concretos ou facilitar o caminho delas para se conectarem com outras pessoas enquanto aprendem a enfrentar os desafios emocionais e a falta de estrutura provocada pelo desastre.

Por fim, é preciso que se saiba que sempre que há desastres, não importa a intensidade, psicólogos são chamados para ajudar. Além disso, para um observador externo, pode ser difícil diferenciar o psicólogo dos outros voluntários. Sem dúvida, os psicólogos têm um treinamento especial relação de ajuda. Deste modo, eles podem não só ajudar pessoas a lidar com estresse ou com fortes emoções, como também oferecer uma contribuição importante no suporte emocional após um desastre.

Nosso segundo tema, também muito importante na nossa atualidade, foi à avaliação psicológica e porte de armas (saúde, políticas e armas) e que podemos fazer uma ligação com o terceiro e último tema de debates das mesas que é Politicas, violências e saúde. Assim podemos fazer uma análise juntando esses temas.

A partir da problemática envolvendo a criminalidade buscar-se-á compreender a formação da identidade psicossocial de autores de crimes, sobretudo daqueles que delinquem reiteradamente. Tem-se também o intuito de discutir o desempenho de papéis sociais na criminalidade, considerando a ideia de cultura do crime. A identidade é considerada como um conjunto de traços, de imagens, de sentimentos que o indivíduo reconhece como fazendo parte dele próprio. Esse é um conceito fundamental à compreensão do indivíduo e seu comportamento.

Temos que pensar na avaliação psicológica baseando numa reflexão do nosso código de ética, da política partidária, nosso exercício profissional, então temos a certeza que somente profissionais que atendem a vigor ética, cientifico e técnico. O indivíduo busca o porte de arma para suprir a fragilidade existente devido à infantilização. Com isso, o ser humano fica pouco propício ao diálogo e sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com