TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação Profissional

Por:   •  15/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  20.605 Palavras (83 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 83

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

NÚCLEO DE PRÁTICA EM PSICOLOGIA

CARINE ZANETTI REZENDE

MARIA FRANCISCA DIONISIO 

SANDRA REGINA SOARES DIAS

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE DO CURSO DE PSICOLOGIA CAMPO 02 – ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

CURITIBA

2011

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA NO CAMPO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

REITOR

Clemente Ivo Juliatto

VICE-REITOR

João Oleynik

PRÓ-REITOR ACADÊMICO

Robert Carlisle Burnett

DIRETORA DO CURSO DE PSICOLOGIA

Regina Celina Cruz

COORDENADOR ADJUNTO DO CURSO DE PSICOLOGIA

Ulisses Domingos Natal

COORDENADORA DOS ESTÁGIOS

Elizabeth Carvalho da Veiga

PROFESSORAS SUPERVISORAS

Mariita Bertassoni da Silva

Viviane Tetu

[pic 2]

CARINE ZANETTI REZENDE

MARIA FRANCISCA DIONISIO

SANDRA REGINA SOARES DIAS

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE DO CURSO DE PSICOLOGIA CAMPO – 02 – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PROFISSIONAL

Relatório apresentado ao Núcleo de Prática em Psicologia, Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como uma das exigências de produção acadêmica para conclusão do Estágio em Psicologia no campo de Orientação Profissional realizado durante o corrente ano letivo.

Supervisoras: Professoras Viviane Tetu e Mariita Bertassoni da Silva.

CURITIBA

2011

Direitos autorais deste documento são de prioridade do

NÚCLEO DE PRÁTICA EM PSICOLOGIA do Curso de Psicologia da PUCPR. Reprodução terminantemente proibida por qualquer meio de reprografia

sem a devida autorização do Núcleo, sob a pena da Lei n. 5.988 de 14 de

Dezembro de 1973.

BIBLIOTECA DO NÚCLEO DE PRÁTICA EM PSICOLOGIA DA PUCPR

Rua Rockefeller, 1311 - Rebouças – CEP 80.230-130

(41) 3271-1663 | 3271-1591 Fax: (41) 3271-2457

psiclin@pucpr.br

EQUIPE TÉCNICA

ESTAGIÁRIAS DE PSICOLOGIA DA PUCPR

CARINE ZANETTI REZENDE

MARIA FRANCISCA DIONISIO

SANDRA REGINA SOARES DIAS

PROFESSORAS RESPONSÁVEIS PELA SUPERVISÃO ACADÊMICA

MARIITA BERTASSONI DA SILVA – CRP 08/0101

VIVIANE TETU – CRP 08/1792

RESPONSÁVEL LOCAL

MARI ÂNGELA CALDERARI OLIVEIRA

LOCAL DE ESTÁGIO

NPP – Núcleo de Prática em Psicologia

Rua Rockefeller, 1311 - Rebouças – CEP. 80.230-130

(41) 3271-1663 | 3271-1591 Fax: (41) 3271-2457

psiclin@pucpr.br

APRESENTAÇÃO

        O presente relatório final é o resultado das experiências e percepções decorrentes das supervisões e atendimentos realizados pelas estagiárias do 10° período de 2011 do curso de Psicologia da PUC-PR, especificadamente no campo da Psicologia Educacional - Orientação Profissional, supervisionados pelas Professoras Mariita Bertassoni da Silva e Viviane Tetu. Tais atendimentos ocorreram no Núcleo de Práticas em Psicologia - NPP e na instituição Rede Sagrado – Colégio Social Madre Clélia, onde foram prestados o serviço de Orientação Profissional nas modalidades individuais e grupal.

Este trabalho inicia com um histórico sobre a Orientação Profissional (OP), e um levantamento teórico em torno do que é este serviço. Em seguida são descritas as instituições onde foi prestado o serviço de OP, bem como a caracterização da realidade institucional destas, informações sobre os objetivos e atividades propostas. Portanto, é apresentado em seqüência o plano de ação elaborado com base na caracterização institucional e fundamentação teórica. Também são abordados aspectos como: metodologia, cronograma, objetivos gerais e específicos, justificativas, procedimentos e funcionamento das atividades do referido estágio.

        Ao decorrer, no desenvolvimento deste relatório final, são descritos dois casos de atendimentos individuais, sendo um processo de Re-Orientação e outro com sessões duplicadas, que chamamos de processo “breve” de OP. Cita-se também a experiência grupal no Colégio Madre Clélia. Em seqüência é apresentado os resultados destes processos.

        Como complemento do trabalho apresenta-se também a experiência na Feira de Cursos da PUCPR, as palestras destinadas aos oitavos períodos do curso de Psicologia da PUCPR, atividades referentes ao plano de ação, estudos e apresentações de artigos realizados ao longo do estágio.

        Ao final deste relatório colocam-se recomendações, sugestões e a conclusão a respeito do estágio profissionalizante.

RESUMO

O presente trabalho refere-se à experiência de estágio profissionalizante do 5° ano do curso de Psicologia da PUCPR, diurno, realizado no Núcleo de Prática em Psicologia (NPP) e na Rede Sagrado – Colégio Social Madre Clélia, no campo da Psicologia Educacional – Orientação Profissional, no segundo semestre de 2010 e primeiro semestre de 2011. Os atendimentos em OP tiveram início nos meses de agosto de 2010 a junho de 2011. Durante o ano letivo o número de orientandos atendidos pelas três estagiárias foi de 20 clientes, sendo 10 no NPP e 10 no Colégio Madre Clélia, incluindo os desistentes. O objetivo dos atendimentos em OP foi facilitar e auxiliar o autoconhecimento e conhecimento da realidade do mundo do trabalho e das profissões, favorecendo a reflexão sobre os aspectos envolvidos para uma escolha consciente e madura. A idade média dos participantes foi de 17,8 anos, contudo a maioria dos orientandos tinham 16 anos, caracterizando um público adolescente. Neste trabalho, as estagiárias apresentam dois estudos de casos na modalidade individual, sendo um caso de re-opção profissional, e outro caso de OP realizado em sessões duplicadas, baseado no Programa de Orientação Profissional Intensivo – POPI. Ao final do processo de OP os orientandos tiveram um acréscimo na sua maturidade para escolha profissional, demonstrando ter o serviço de OP atingido seu objetivo. As estagiárias, em sua atuação, utilizaram-se de conhecimentos tanto teóricos quanto metodológicos, como a entrevista psicológica, o uso de testes e técnicas específicos para a OP, bem como dinâmicas de grupo, com o intuito de promover o autoconhecimento e o conhecimento da realidade socioprofissional. A experiência como orientadoras ampliou o aprendizado teórico-prático, contribuindo para o aprendizado e vida profissional das estagiárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (144.9 Kb)   pdf (645.9 Kb)   docx (120.1 Kb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com