TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação profissional

Por:   •  25/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

1 IDENTIFICAÇÃO

Assunto: Orientação Profissional

2 DESCRIÇÃO DA DEMANDA

A orientanda é uma estudante do ensino médio, que está se preparando para o ingresso na universidade e precisa escolher uma profissão para que possa saber em qual curso ingressar. Até o momento mostra interesse pela área da fisioterapia e afirma que nunca teve dúvidas sobre essa escolha.

A. P. S é uma estudante do terceiro ano do ensino médio, tem 17 anos, estuda em uma escola particular de bairro, mora em um bairro da periferia de Fortaleza com os pais que trabalham com vendas e a irmã recém formada que trabalha como professora. Vem de uma família de classe social baixa, e possui um relacionamento saudável e tranquilo com seus familiares. Apesar de ser bem próxima da família ela relata que em nenhum momento foi pressionada ou influenciada de alguma forma pelos pais na escolha de sua futura profissão, para eles a profissão que ela escolher será bem aceita.

Possui grande facilidade nas áreas de química, biologia, português e literatura, e afirma que foram essas matérias que auxiliaram-na a escolher o curso já que algumas dessas disciplinas fazem parte da grade curricular do curso. Nunca realizou nenhum curso na área da fisioterapia e nem em outra área. Também nunca teve experiência profissional de trabalho ou estágio, apenas estuda.

O que também contribuiu bastante na escolha dessa profissão foram algumas experiências que a orientanda teve ao longo de sua vida, ela relata que quando mais nova teve um problema de saúde onde foi necessário acompanhamento com um fisioterapeuta e com um neurologista. O amor e a atenção que era prestado por esses profissionais chamou bastante atenção da orientanda, fazendo com que ela se encantasse por essa profissão. Uma visita na feira das profissões de uma universidade, também chamou bastante atenção da jovem, ela relata que a moça que apresentou o curso de fisioterapia à ela, mostrava bastante amor e interesse pelo curso, aumentando mais ainda o sonho de seguir essa profissão. O que acha de importante nos profissionais é que cada um deve trabalhar por amor, independente do que ganhe, do que faça, para ela o que importa é gostar do que faz, pois não adianta você se esforçar tanto e trabalhar com o que não gosta, podendo até prejudicar as pessoas que necessitam do serviço.

Futuramente se ver trabalhando com crianças, pois além de gostar dos pequenos, quer ajudar outras crianças da mesma forma que foi ajudada anteriormente. Se ver trabalhando na área da saúde, e gostaria preferencialmente de trabalhar em hospitais.

Coisas do dia a dia que gosta e tem facilidades para fazer são inventar coisas novas, assistir filmes e conversar com pessoas. Relatou que não sente muitas dificuldades em fazer qualquer atividade, pois de tudo faz um pouco, as únicas dificuldades são em manter a concentrar e não gostar de fazer serviços domésticos. Se sente bastante preparada e bem decidida para atuar na área, porém, quando indagada sobre outras áreas a ser estudada ela fala das ciências biológicas, pelo fato de ela gostar de biologia e odontologia, esses são outros profissões que a orientanda acha que terá facilidades no curso caso tenha que mudar sua primeira opção.

Os pontos que a entrevistada acha não muito interessantes da área, são algumas disciplinas que também fazem parte da grade curricular do curso e que ela possui algumas dificuldades, a questão salarial, mas que pra ela não faz grande importância e também a questão da carga horaria de trabalho já que sua maior vontade é de poder trabalhar em um hospital. Tem a convicção que será uma boa profissional e sabe que para isso terá que se esforçar bastante durante a graduação e de que terá que buscar conhecimentos fora da instituição de ensino, participando de cursos e palestras voltados para a área de atuação.

Para o futuro, pretende passar no vestibular, terminar a graduação, ter sua casa própria e poder ter sua independência. Já na vida profissional, pensa em montar sua própria clínica, mesmo achando ser caro o investimento, trabalhar em hospitais e se possível fazer um outro curso, uma segunda graduação.

3 PROCEDIMENTO

Foram realizados alguns encontros, cada um com uma média de trinta minutos, nos encontros foram realizados uma entrevista inicial, aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com