TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO COTIDIANO

Por:   •  25/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.891 Palavras (16 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP SOROCABA

Instituto de Ciências Humanas

Curso Psicologia

Turma: Grupo: 14

PSICOLOGIA DO COTIDIANO

Registro de Observação – 10 horas – fase 1

Sorocaba

2018

Psicologia do Cotidiano – 2018

Registro de Observação

Nome:

Data: 13/03/2018

Horário de Início: 11h45min Horário de Término: 13h45min

Total de Horas nesta data: 02h00min

Local: Praça Coronel Fernando Prestes

Essa observação foi realizada na Praça Coronel Fernando Prestes no centro da cidade de Sorocaba.

A praça estava bem movimentada. Escolhi um local e sentei-me próximo a uma banca de jornal onde haviam quatro senhores sentados conversando, pois lá tem vários bancos. Peguei o meu celular para ver as horas e logo um senhor a minha direita perguntou que horas eram. Ao responder, ele logo se levantou, despediu-se dos demais que ali estavam (parecia que já se conheciam), me agradeceu por dizer as horas e se retirou dizendo aos demais que era hora do seu almoço. Esse senhor vestia uma blusa de frio de lã uma calça social e uma boina; ao sair dali um outro senhor que estava sentado, logo comentou com homem à sua esquerda o quão exagerado estava a roupa do senhor, pois devia estar fazendo uns 22° graus (realmente estava quente o dia).

O Senhor que fez esse comentário vestia com uma bermuda Tactel e uma regata, aparentava estar bem suado. O sino da igreja tocou o que indicava que já eram meio-dia. Os outros três senhores que estavam sentados também levantaram, um deles dirigiu-se ao banheiro público que fica à frente e os outros dois foram em direção é um prédio próximo dali.

O movimento naquele lugar é constante.

Alguns minutos após os senhores saírem, aproximou-se de mim uma mulher com várias sacolas; ela estava comendo um churros, mas ao colocar as sacolas no banco ela acabou derrubando seu churros no chão. A mulher aparentou ficar bastante irritada com a situação, deixou todas as sacolas no banco, pegou o churros do chão e levou a uma lixeira próxima resmungando bastante.

A mulher então sentou, começou a mexer na sacola e retirou dela uma barra de chocolate; quando foi abrir a barra, seu celular tocou e a mulher ficou ainda mais irritada; jogou a barra com agressividade dentro da bolsa, enganchou as sacolas nos braços e saiu atendendo o telefone.

Mais à frente, tinha um rapaz em pé com uma pasta na mão. Ele observava as pessoas que ali passavam parecendo estar a escolher alguém para abordar. Após alguns minutos ele abordou uma mulher que estava de mãos dadas com uma criança, uma menina aproximadamente 5 anos.

A menina tinha pele bem branquinha, os olhos claros e o cabelo cacheado bem claro também. Logo o rapaz abriu sua pasta e começou a mostrar para aquela mulher algumas fotos e explicar sobre o trabalho. Apontou para baixo indicando o local onde a mulher poderia ir com a criança. A mulher ouvia em silencio, olhava para a menina que estava quietinha olhando para a loja a frente, uma loja de celulares e equipamentos eletrônicos.

A mulher aparentava estar bem receosa com o rapaz. Após ele terminar de falar, convidou-as novamente para ir até o local, mas a mulher começou a afastar-se, agradecendo a ele, dizendo que estava com pressa. Segurou forte na mão da criança e saiu apertando os passos.

Havia próximo á banca de jornal duas mulheres vendendo chip de celular, as duas conversavam o tempo inteiro e sempre que passava alguém mais perto elas gritavam oferecendo o chip. Uma das Moças que vestia camiseta azul olhou para cima e logo tocou na outra moça o que estava de camiseta vermelha mostrando que se aproximavam duas mulheres. Ao ver as mulheres vindo a moça de camiseta vermelha caminhou depressa em direção ao banheiro público e fez sinal para a outra mostrando o celular. As mulheres chegaram e dirigiram-se até a moça de camiseta azul perguntando sobre a outra, aparentavam estar descontente com alguma coisa. A moça de camiseta azul pediu que elas voltassem em outra hora, pois a colega tinha saído.

As mulheres continuaram reclamando para a moça de azul, então ela apontou a loja de celulares a frente (que é uma operadora de telefonia também) e acompanhou as mulheres até lá.

Levantei-me do banco que estava e fui em direção ao centro da praça, logo observei que ali havia uma roda de pessoas paradas, me aproximei e vi um rapaz vendendo algo, ele fazia demonstração do produto, mas não dava pra entender ao certo o que era, já que ele pegava e guardava rapidamente (creio que seja produtos naturais, pois tinha um forte cheiro de canfora no ar).

Ouvia-se um homem que gritava, estava discursando sobre algo, parecia que ninguém o ouvia.

As pessoas que passavam por perto da igreja faziam reverencia. As portas da igreja ficam aberta, algumas pessoas entravam.

A praça possui também diversos edifícios, o fluxo de pessoas é intenso.

Após algum tempo observando as pessoas indo e vindo me levanto e termino a observação.

Psicologia do Cotidiano – 2018

Registro de Observação

Nome

Data: 14/03/2018

Horário de Início: 17h10min Horário de Término: 18h40min

Total de Horas nesta data: 01h30min

Local: Shopping Cianê – saída próxima ao boliche

Esta observação foi realizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com