TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.801 Palavras (16 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 16

 [pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autono0mia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Elabore um quadro histórico identificando as principais ideias dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. Você pode pesquisar em outras fontes.

 

Sócrates – para ele a principal distinção humana era a razão, e se preocupava em pesquisar o limite que separava o homem dos animais.

Platão – ele definiu que a cabeça era onde se encontrava a alma do homem, e que quando o homem morria o corpo e desaparecia, mas a alma ficava vagando para ocupar outro corpo.

Aristóteles – já para ele o corpo e a alma não se separavam, e que o homem tinha uma alma racional.

2. Na Idade Média, a igreja exerce um papel de domínio, pois ela toma a responsabilidade de sistematizar e organizar a doutrina cristã. Dois pensadores que se destacam nas discussões sobre a alma são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Apresente as principais ideias desses dois grandes filósofos.

Santo Agostinho se inspirava na idéia de Plutão em que a alma ficava vagando e sentiu a necessidade de busca de salvação para humanidade, para ele o homem deveria se livrar de seus pecados para que pudesse ter um encontro com Deus.

São Tomás de Aquino buscou na filosofia de Aristóteles a distinção entre essência e existência. Para ele somente Deus podia reunir a essência e existência, pela busca do conhecimento dos sentidos e da fé revelada.

3. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

Nesse período a arte evoluiu rapidamente e assim retratavam o ser humano em pinturas, esculturas e de forma escrita.

O processo educacional no Brasil dos séculos XV ocorreu dentro do contexto europeu da Contra Reforma religiosa, o movimento surgido como refluxo às ideias reformistas de Martinho Lutero. Lutero discordou das práticas religiosas de Roma, em sua época, e propôs abordagens alternativas que foram bem recebidas pelas classes dominantes de então, já que vislumbraram uma forma de, assim, reduzirem a influência do poder de Roma sobre seus interesses e domínios. A contra Reforma, por sua vez, foi acolhida por aqueles governantes que se apoiavam no poder de influência da religião, que emanava de Roma. Portugal e Espanha foram expoentes desta prática.

O procedimento educacional ocorreu genericamente através de duas abordagens: pacificação e cristianização dos habitantes nativos (os índios), que foram vistos como mão-de-obra gratuita para a exploração das riquezas da terra; e educação dos colonos e de seus filhos. Filhos de colonos e de índios compartilhavam a escola nos níveis básicos de instrução. Entretanto, os filhos dos colonos podiam continuar estudando até níveis superiores de educação, caso desejassem e se enquadrassem nos padrões exigidos para os níveis superiores. Os temas abordados pela educação da contra Reforma eram muito regulados pela Igreja para evitar questionamentos quanto aos dogmas aceitos, principalmente na área de Ciências da Natureza, que passava por grande turbulência criadora e descobridora, nos territórios que acolheram a Reforma. No Brasil, os jesuítas abordavam a filosofia, as letras, as ciências sob vigilância dogmática de Roma, e a teologia.

  1. Explique as principais contribuições da Psicologia quanto à compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

O conhecimento da psicologia ela estuda o desenvolvimento do homem de maneira avaliativa físico-motor, intelectual, afetivo emocional social e moral. Desde sua infância ate a idade adulta.

É importante esclarecer que o crescimento se refere a algumas mudanças, corpo, vocabulário de uma criança e a maturação refere a mudanças qualitativas, estruturais e funcionais.

5. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

  1. Funcionalismo: É considerada a primeira sistematização, genuinamente americana, de conhecimentos em Psicologia. Tem como base eleger a consciência como o centro das preocupações e buscar a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para se adaptar ao meio.
  2. Estruturalismo: O Estruturalismo também se preocupa com a consciência, mas principalmente em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central. Seu método de observação é o interseccionismo, e os conhecimentos psicológicos são eminentemente experimentais, produzidos a partir de laboratório.
  3. Associacionismo : O Associacionismo tem a sua importância em Thorndike, formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia e que admitia que a aprendizagem acontecesse por um processo de associação de ideias, das mais simples às mais complexas.
  4.  Behaviorismo: O Behaviorismo, que nasce com Watson, e tem como seguidores Pavlov e Skinner define o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
  5. Psicanálise: A Psicanálise nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recuperando para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo.
  6. Gestalt: A Gestalt tem seu berço na Europa e postula que o homem deve ser compreendido em sua totalidade, também nega a fragmentação das ações e processos humanos.
  7. Construtivismo: A partir da década de 70, disseminaram-se outras tendências como a Construtivista, cujo principal teórico é Piaget e, mais tarde, a Sócio Interacionista, liderada por psicólogos soviéticos – Vygotsky, Luria e Leontiev – preocupados em apresentar uma resposta teórica que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceber o psiquismo humano, isto é, eles buscavam mostrar como esses dois aspectos da vida humana – objetivo e subjetivo – se constroem e se determinam mutuamente.

Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Defina os aspectos do desenvolvimento humano abaixo:

a) Físico e motor:

b) Cognitivo:

c) Afetivo-emocional:

d) Social:

2. Qual a importância dos estudos do desenvolvimento infantil?

3. Pesquise e escreva qual é a diferença entre: maturação e crescimento.

4. De acordo com o texto, três dentre as tendências teóricas da psicologia são consideradas as mais importantes. Escreva quais são elas e o motivo de serem classificadas assim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (328.4 Kb)   docx (108.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com