TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  20/9/2015  •  Seminário  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DIRIGIDO

  1. Tendo em vista o conteúdo estudado até o momento, fale da importância de uma Psicologia da Personalidade, bem como dos principais propósitos do estudo da personalidade.

A Psicologia da Personalidade, diz respeito àquilo que é geralmente verdadeiro das pessoas, a natureza humana, assim como às diferenças individuais. Os psicólogos que estudam a personalidade interessam-se por aquilo que as pessoas têm de semelhante, assim como pelas maneiras nas quais elas diferem umas das outras. O estudo da personalidade concentra-se não apenas nos processos psicológicos, mas também nas relações entre esses processos. Compreender como esses processos interagem para formar um todo integrado frequentemente envolve mais do que entender cada um separadamente. As pessoas funcionam como um todo organizado, e é à luz dessa organização que devemos compreendê-las.

  1. Defina personalidade.

A personalidade é a parte do campo da psicologia que mais considera as pessoas em sua totalidade, como indivíduos e como seres complexos. A personalidade representa aquelas características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos.

  1. Em uma psicologia da personalidade, se estudamos indivíduos intensivamente, queremos descobrir o quê eles são; como eles se tornaram daquela forma, e por que eles se comportam de certa maneira. Assim, queremos uma teoria para responder questões sobre o quê, como e por quê. Desta feita, explique o que cada um destes termos representa.
  • O “o quê” refere-se às características da pessoa e à forma como umas estão organizadas em relação às outras. A pessoa é honesta, persistente e tem alta necessidade de realização?
  • O “como” refere-se aos determinantes da personalidade de uma pessoa. Em que nível e de que maneiras as forças genéticas e ambientais interagem para produzir esse resultado?
  •  O “por quê” refere-se às razões para o comportamento do indivíduo.
  1. Considerando o estudo da personalidade, sabemos que uma teoria completa deveria incluir ao menos cinco áreas. Assim sendo, preencha os campos com as alternativas a que dizem respeito às alternativas abaixo: Crescimento e Desenvolvimento; Processo; Psicopatologia; Mudança; Traço; Tipo; Estrutura.

Estrutura - Diz respeito às unidades básicas ou os blocos constitutivos da personalidade.

Processo – Refere-se aos aspectos dinâmicos da personalidade, incluindo os motivos.

Crescimento e desenvolvimento – Tenta explanar o processo pelo qual cada indivíduo se desenvolve, e desta feita, diz respeito a como tornamo-nos quem somos.

Psicopatologia – Tratam do processo de funcionamento “desordenado” da personalidade.

Mudança - Como as pessoas mudam e por que elas, às vezes, resistem à mudança ou são incapazes de mudar.

Traço - Refere-se à consistência da resposta individual a uma variedade de situações, aproxima-se do tipo de conceito que o leigo usa para descrever as pessoas. Uma forma de pensar sobre é considerar como você descreveria a si, ou a um bom amigo.

Tipo - Refere-se ao agrupamento de muitos traços diferentes. Em comparação com o conceito de traço, o de tipo implica um grau maior de regularidade e generalidade no comportamento.

  1. Os psicólogos da personalidade empregam três categorias principais de conceitos motivacionais: Motivos de prazer ou hedônicos; Motivos de crescimento ou auto-realização, e Motivos cognitivos (Pervin, 1996). Explique cada um dos referidos conceitos.
  • Os conceitos motivacionais de prazer ou hedônicos enfatizam a busca do prazer e a evitação da dor. Existem duas variantes importantes dessas teorias da motivação: modelos de redução da tensão e modelos de incentivo. Motivação de redução da tensão, as necessidades psicológicas criam tensões que o indivíduo tenta reduzir, satisfazendo essas necessidades. Assim, sugere-se que as pessoas, às vezes, preferem um evento desconfortável ao invés de um prazeroso se o primeiro torna o mundo mais estável e previsível. Ex: fome e sede (motivos internos).
  • Motivos de crescimento ou auto realização, enfatizam esforços do organismo para atingir a realização para alcançar seu potencial, mesmo as custas de maior tensão. Desejo de realização. Por exemplo, a pessoa pode desejar alcançar dinheiro, fama, aceitação social ou poder.
  • Nas teorias cognitivas da motivação, a ênfase está nos esforços da pessoa para compreender e prever eventos no mundo. Ao invés de buscar o prazer ou a auto realização, segundo essas teorias, a pessoa tem uma necessidade de consistência ou uma necessidade de saber. Assim, sugere-se que as pessoas, às vezes, preferem um evento desconfortável ao invés de um prazeroso se o primeiro torna o mundo mais estável e previsível.
  1. Sobre os determinantes Genéticos e Ambientais sobre o Comportamento, marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo:

(V) Os fatores genéticos desempenham um papel importante na determinação da personalidade, particularmente em relação àquilo que é único no indivíduo (Caspi, 2000; Plomin e Caspi, 1999; Rowe, 1999).

(V) A importância desses fatores pode variar de uma característica da personalidade para outra.

(F) Os fatores genéticos são geralmente mais importantes em características como o gosto musical, o estilo de roupas e à opção religiosa, e menos importantes com relação a temperamentos e ideias.

(V) Os determinantes ambientais abrangem influências que tornam muitos de nós semelhantes uns aos outros, assim como as experiências que nos tornam únicos.

(V) Um dos fatores ambientais mais importantes é a influência da família. Os pais podem ser afetuosos e amorosos ou hostis e indiferentes, super protetores ou possessivos, ou conscientes das necessidades de liberdade e autonomia de seus filhos. Cada padrão de comportamento parental afeta o desenvolvimento da personalidade da criança.

(V) Os pais influenciam o comportamento de seus filhos de, pelo menos, três maneiras importantes: Através de seu comportamento. Eles servem como modelos de identificação. Eles recompensam comportamentos de forma seletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com