TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Postura Crítica: Desafios No Estágio Em Psicologia Escolar

Por:   •  23/3/2023  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 3

Exercer a postura crítica: Desafios no estágio em Psicologia escolar

O presente artigo tem como objetivo apresentar os alunos de graduação do curso de Psicologia do 7º semestre do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) no estágio de psicologia escolar, suas demandas e os desafios que esses estudantes terão para desconstruir seus pensamentos na hora da intervenção.

Esses estudantes realizaram os estágios em escolas públicas e logo de cara se deparam com situações difíceis e chegam à conclusão de que deveriam ocorrer mudanças de atitudes por parte dos professores que trabalham nessas escolas. Eles acham necessário apresentar para os professores reflexões para que eles percebessem a responsabilidade que eles têm naquilo que é apresentado como problema, e isso acabam sendo um desafio para a supervisão, pois eles tratam os professores das escolas públicas de uma maneira muito parecida com a que, muitas vezes, o professor dessas escolas trata seus alunos.

Os alunos são divididos em grupos de seis a oito estudantes por grupo de supervisão, que trabalharão em duplas. Cada grupo cumprirá duas horas semanais de estágio na instituição, duas horas semanais de aula teórica e tempo para escrita de relatórios semanais com apresentação e análise dos acontecimentos vividos no estágio e trabalham junto com esses estudantes um docente e três psicólogas do Serviço de Psicologia Escolar. Os estagiários trabalham nessas escolas durante quatro meses e vão, em média, 15 vezes, onde os professores pedem ajuda em situações de extrema dificuldade e acaba acontecendo tudo muito rápido. São diversos os motivos que levam os alunos a se comportarem de tal forma, e esses acontecimentos são efeitos de relações que precisam ser conhecidas para que o trabalho se realize.

Os estagiários entregam relatos semanais sobre o que aconteceu no estágio para que possa ser discutido na supervisão com o professor e com os colegas de classe, para que possamos analisar a situação e discutir para que não se tenha pensamentos equivocados e distorcidos, esses encontros informam o que os estagiários pensam sobre os acontecimentos.

No primeiro dia de supervisão, são apresentadas informações sobre a escola e trazidos alguns temas que foram indicados pelos professores, mas

também são definidos antes na escola. Depois da primeira supervisão, os estagiários vão a escola, e logo se apresentam aos professore com que trabalharão, e a partir das relações que eles estabelecem, os estagiários e o professor definirão preocupações, temas e ações. Depois que isso foi definido, cada dupla ocupará um território e também começara a criação de aliança com os professores e isso é importante para que as coisas fiquem bem estabelecidas e alinhadas para que possam caminhar juntos e tudo isso precisa ser registrado nos relatos semanais.

Os estagiários acabam ficando bem abalados nas supervisões com tantas situações tristes. Muita das vezes estava entregando os relatórios semanais com vários problemas na escrita, que costumava definir a vida por um estado e totaliza as experiências. Com isso, o supervisor passou a pedir cartas relatórios, que são, desde o início, direcionadas aos profissionais das instituições em que estagiam e, portanto, são para os envolvidos nas situações do estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com