TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  18/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

Pag:81

Modalidades de Aprendizagem que perturbam o aprender

A autora ressalta que podemos distinguir três grandes grupos de modalidades (organizações) que perturbam o aprender:

  • Hipoassimilação – hipoacomodação
  • Hiperassimilação – hipoacomodação;
  • Hipoassimilação – hiperacomodação.

Existe uma quarta possibilidade que deveria nomear-se como um conjunto ilimitado de modos saudáveis que possibilitam o aprender:

  • Alternância variável entre assimilação – acomodação.

A dinâmica da Modalidade de Aprendizagem

A autora diz acreditar que o conceito de modalidade de aprendizagem permite-nos incluir tanto os aspectos estruturais quanto os do processo construtivo. A autora relembra alguns parágrafos de seu livro “A Inteligência Aprisionada”, onde fala sobre a relação que Piaget estabelece entre o uso dos termos assimilação-acomodação comparando com as relações do organismo com o meio.

Em seu livro a autora nos exemplifica como intercambio adaptativo, a incorporação de substancias nutritivas, a alimentação. A partir disto, pode ser percebido que no processo de adaptação existem dois componentes que são capazes de diferenciar de um modo conceitual a assimilação da acomodação.

  • Para assimilação, o organismo precisa transformar as substancias que absorve a fim de conseguir incorporar em seu sistema os valores do alimento. A autora nos dá um exemplo de quando ingerimos um alimento duro, este alimento ao ser colocado na boca após mastigado se torna em macio, mudando assim sua consistência, após quando iniciar o processo de digestão as substancias deste alimento perdera sua identidade original até converter-se em parte da estrutura do organismo.
  • Já a acomodação, é o movimento do processo de adaptação pelo qual o organismo altera-se, de acordo com as características do alimento a ser ingerido. O organismo ao mesmo tempo que transforma as substancias alimentícias, para incorpora-las, também transforma a si mesmo

A autora cria um esquema que exemplifica este processo biológico anterior, porem ressalta que quando não se trata de um organismo, mas sim de um corpo, não será possível utilizar do esquema criado, isto também vale quando se tratar de relação entre sujeito-objeto a conhecer.

No seguinte capitulo a autora nos relata que Sara Pain (1985), analisou a constituição de diferentes modalidades nos processos representativos e definiu os extremos como hipoassimilação-hiperacomodação, hipoacomodação-hiperassimilação a seguir exemplificou as modalidades de tal modo:

Hipoassimilação: os esquemas de objeto permanecem empobrecidos, como também a capacidade de coordená-los. Isso redunda em um déficit lúdico e na disfunção do papel antecipatório da imaginação criadora.

Hiperassimilação: pode ocorrer uma internalização prematura dos esquemas, com um predomínio lúdico que, em vez de permitir a antecipação de transformações possíveis, desrealiza negativamente o pensamento da criança.

Hipoacomodação: aparece quando não se respeitou o tempo da criança nem sua necessidade de repetir muitas vezes a mesma experiência.

Hiperacomodação: houve uma superestimulação da imitação. A criança pode cumprir com as consignas atuais, mas não dispõe com facilidade de suas expectativas nem de sua experiência previa...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com