TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

TURMA HT-1

PROFA. EMMANUELLE CHAVES

2014.2

Atividade  Avaliativa para 1ª VA

1) Na teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, destacam-se quatro conceitos: Esquema cognigito, processo de assimilação e acomodação e equilibração. Expliue a definção de cada um desses conceitos e, sempre que possível, ilustre com exemplos.

2)Considere as implicações pedagõgicas da teoria de Jean Piaget e responda as questões abaixo:

a) A partir da teoria de Jean Piaget é possível dizer ue o professor deve, em sua sala de aula, provocar o desequilíbrio cognitivo. O que significa, de acordo com Piaget, este desequiíbrio cognitivo?

b)No contexto da sala, quais os papeis do aluno e do professor, de acordo com a teoria de aprendizagem de Jean Piaget?

3) ESobre a teoria Behaviorista responda:

a) Explique os tipos de condicionamento proposto pelo Behaviorismo (Clássico e Operante) e exemplifique com situações que podem ser observadas em sala de aula.

b) Para os Behavioristas, qual o papel do reforço (recompensa, elogio) e da punição no processo de aprendizagem do ser humano? (Se necessário, utilize exemplos para ilustrar sua resposta).

4) Para responder a esta questão vocês deverão assisitr ao clipe da música "The Wall" da banda Pink Floyd. Segue abaixo o link da internet para vocês acessarem o clipe. Depois de assistir o clipe responda relacionando o mesmo com a teoria de aprendizagem proposta pelo Behaviorismo.

a) Descreva duas cenas do videoclipe "The Wall" que tenham relação com o modo como o Behaviorismo compreende a aprendizagem. Neste sentido, para cada cena, explique a relação com conceitos que o behaviorismo propôs para explicar como o ser humano aprende.

b) No vídeoclipe "The Wall", descreva duas cenas em que é possível observar o uso de "punições" pelo professor. Em cada cena, que tipo de comportamento as punições aplicadas pelo professor parecem tentar diminuir?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com