TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Cotidiano

Por:   •  8/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia Cotidiana

Unip Rangel

Professor Mohamed

Filme

“A Caça”

Talita de Oliveira Gomes     RA: D01IHA- 6

Santos

2018

O filme conta a dramática história de Lucas que vive em uma pequena cidade na Dinamarca onde todos se conhecem e são amigos ou próximos.

 Interpretado pelo ator Mads Mikkelsen, que atualmente vive o protagonista da série Hannibal, Lucas tenta reconstruir sua vida após um complicado divórcio, no qual perdeu a guarda de seu único filho. Para se sustentar, trabalha em uma creche, aparentemente gostando muito do seu trabalho e tendo uma relação bem afetiva com seus alunos, e respeitado pelos colegas,

Nas horas de folga e em determinados momentos do ano se reúne com os amigos para caçar cervos, beber e se divertir. Tudo isto começa a mudar quando a angelical Klara, de cinco anos que é filha do melhor amigo de Lucas faz uma acusação grave.

Certo dia a diretora da escola que ao vê Klara triste pergunta o que houve e a criança sem pensar muito diz que um funcionário da escola lhe mostrou o pênis seu pênis ereto. A diretora ficou em estado de choque seu desejo era imediatamente chamar a polícia, entrar em contado com as autoridades o mais rápido possível para punir o pedófilo abusador.

 Mas voltando um pouco alguns dias antes, o irmão mais velho de Klara mostrou rapidamente para ela, em seu tablet, que passava um vídeo pornográfico e disse algo como "olha só como o pau dele está ereto". Alguns dias depois, Klara, que nutre uma paixão infantil por Lucas, lhe dá um beijo durante a brincadeira e lhe entregando um coração como presente. Após ser repreendida por sua atitude pelo professor, fica com muita raiva, e faz uma queixa de abuso sexual por parte do professor, baseada no que sua imaginação criou.

E então, numa conversa com a diretora, Klara dá a entender que Lucas lhe mostrou seu "pau ereto". Mas sendo que não havia acontecido nada, sendo que na fala de Klara, não há qualquer conotação sexual. Na verdade ela nem parece saber direito o que disse muito menos o impacto que causaria vida do inocente Lucas. 

Em um primeiro momento, a diretora da creche, antes de tomar providências mais sérias avisa os pais, e tenta averiguar a veracidade da declaração de Klara. Para isso, chama um psicólogo para conversar com a garota. Esta conversa é um perfeito exemplo de como não se entrevistar uma criança com suspeita de ter sido abusada.

 O primeiro grande equívoco é partir do pressuposto que houve o abuso e de que o sujeito é culpado. O segundo é a noção implícita de que "crianças não mentem". Finalmente, são feitas perguntas fechadas que acabam gerando o "reflexo" por respostas positivas que agradem o entrevistador. Por exemplo, a reação básica de muitas crianças diante da pergunta "Ele encostou em você de um jeito errado, não foi?" é dizer "sim". Da mesma forma, a pergunta utilizada pelo psicólogo no filme é altamente tendenciosa: "É verdade que você viu o pipi de Lucas?”. Curiosamente, ao ouvir essa pergunta Klara balança a cabeça dizendo que não, mas, diante da insistência do profissional, a menina acaba confirmando, ou seja, dizendo o que o entrevistador gostaria de ouvir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com